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Difusor à Williams: como Red Bull se inspirou até em algo do carro mais lento da F1 – Notícia de Fórmula 1 – Grande Prêmio

O famoso lema “em time que está ganhando não se mexe” não vale na Red Bull. Mesmo com uma ampla vantagem sobre os adversários na atual temporada da , a equipe austríaca apresentou no GP da uma atualização no desenho do difusor do assoalho da RB19. E para surpresa dos especialistas, a mudança do conceito aerodinâmico foi inspirada na Williams FW43B, modelo de 2022 do time de Grove e que ficou em último lugar no campeonato ao somar apenas 8 pontinhos.

Desde a chegada do novo regulamento técnico que revolucionou a concepção dos carros de a partir do ano passado, as equipes estão em busca de melhor absorver as vantagem da passagem do fluxo de ar que causa o efeito-solo. Um dos sistemas principais para melhor aproveitamento da circulação de ar que vem da frente para a traseira do carro é o conjunto assoalho-difusor.

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Com novo design no difusor da RB19, Max Verstappen dominou o GP da Espanha (Foto: Red Bull Content Pool)

Como apresentado desde o ano passado, mas exposto de maneira mais evidente a partir da 12ª etapa do campeonato de 2022, o GP da França, a combinação assoalho-difusor da Red Bull é o mais eficiente da e tem gerado nas equipes adversárias um trabalho constante para desenvolver um conceito semelhante, com a finalidade de diminuir a desvantagem ou, até mesmo, superar a rival em pista.

Porém, a Red Bull também está atenta aos desenhos aerodinâmicos dos adversários e, de acordo com o engenheiro-chefe da equipe, uma atualização no difusor, com cantos superiores e uma curvatura maior, apresentada no GP Espanha, foi inspirada na solução desenvolvida no FW43B, esquecível carro da Williams de 2022.

“Houve um pequeno aumento na carga local em direção à borda traseira nos cantos superiores do difusor, com um perfil mais curvo inspirado em designs de concorrentes”, começou o engenheiro-chefe da Red Bull, Paul Monaghan, em entrevista à revista inglesa Autosport. “Se você observar, o design do assoalho foi usado no início de 2022. Lembro-me de que a Williams o utilizou bastante no início, assim como outras equipes”, acrescentou.

Red Bull tem ampla vantagem sobre as adversárias na temporada 2023 da F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

A mudança no difusor estava em pauta para ser aplicada desde o ano passado no RB18, mas depois de não conseguirem aplicar o conceito ao design do ano passado, a modificação na traseira do carro casou com o desenho do assoalho do RB19. “Na época, não funcionou muito para nós, mas olhamos para ele algumas vezes e é um pequeno benefício. Parece uma mudança um pouco maior do que realmente é, porque está chegando na parte traseira do assoalho”, revelou.

Apesar da ampla vantagem sobre os adversários desde o início da nova era aerodinâmica da F1, Monaghan reconheceu que a Red Bull não domina todos os setores de desenvolvimento do carro, logo, a equipe precisa estar atenta também às soluções técnicas apresentadas pelos adversários. “Você não pode acreditar que tem a melhor solução em todas as áreas do carro quando o coloca pela primeira vez na pista”, explicou.

Por fim, o engenheiro-chefe da Red Bull afirmou que a mudança não causa tanto impacto no rendimento em pista. “Portanto, não é algo que influencia bastante, mas ajuda um pouco. E estamos bastante limitados em altura, onde podemos fazê-lo”, completou.

A volta no próximo fim de semana, entre os dias 16 e 18 de junho, com o GP do Canadá. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

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