Sargeant perde ponto extra para superlicença após TL1 no México – Notícia de Fórmula 1 – Grande Prêmio
A Williams está empenhada em ajudar Logan Sargeant a conquistar o máximo possível de pontos extras para a superlicença, mas a participação do americano no treino livre 1 do GP da Cidade do ficou de fora da conta. Como deu apenas 22 voltas na pista, Sargeant acumulou pouco mais de 94 km, ou seja, abaixo dos 100 km que garantiriam mais um ponto na contagem.
Ao todo, o pupilo do time de Grove tem 28 tentos — o último conquistado justamente por ter atingido os 100 km e sem infrações no TL1 do GP dos Estados Unidos, realizado no último fim de semana. Para assumir oficialmente o lugar de Nicholas Latifi no grid da 2023, .
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: | ▶️
Logan Sargeant esteve no TL1 em Austin e garantiu mais um ponto na superlicença (Foto: AFP)
“Acho que as duas bandeiras vermelhas não ajudaram”, disse Sargeant após o treino. “Honestamente, acho que fizemos tudo o que poderia ter sido feito. Completamos muitas voltas, andamos o máximo possível, então é lamentável”, acrescentou.
A missão de Sargeant não é das mais complicadas, pois ele ocupa atualmente a terceira colocação na classificação da temporada 2022 da , posição que já daria todos os pontos exigidos pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Mesmo assim, a intenção da Williams é facilitar esse caminho, tanto que ele já está confirmado para mais um treino livre, em Abu Dhabi.
Nesse caso, as participações nas três sessões — EUA, e Abu Dhabi — garantiriam mais três pontos. Ele ainda pode ganhar dois de adicional caso não receba nenhuma punição durante toda a temporada da , e ainda é elegível para isso caso passe limpo por Abu Dhabi. Isso deixaria o jovem de 21 anos com 32 no total, precisando ser sétimo ao final do campeonato da F2 para somar mais oito e, com isso, carimbar o passaporte para a F1.
Porém, como a tentativa no Autódromo foi falha, Sargeant só consegue chegar a 31 com os adicionais e precisa fechar o ano entre os seis melhores da para somar dez pontos, independentemente do ponto da sessão em .
Agora, um fato curioso: o TL1 do terminou sob bandeira vermelha provocada por Liam Lawson nos minutos finais da sessão. Acontece que o neozelandês é um dos que podem atrapalhar os planos de Sargeant em terminar a 2022 no top-6 — Lawson está em sétimo, a apenas 12 pontos do companheiro de equipe na Carlin e com mais 39 a serem disputados na rodada final, em Abu Dhabi.
Liam Lawson teve problema no freio dianteiro esquerdo e causou interrupção no TL1 a três minutos do fim (Foto: Reprodução/F1TV) Acesse as versões em e do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros e .