RADIO PIONEIRA

NARRAÇÃO DE JOGOS DE FUTEBOL AO VIVO

Confira o balanço do 1° dia de desfiles na Sapucaí e a programação deste sábado na cidade – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A União da Ilha do Governador na Série Ouro – Foto: Rafael Catarcione

O primeiro dia de desfiles das Escolas de Samba da Série Ouro no Carnaval 2026 movimentou a Marquês de Sapucaí, nesta sexta-feira (13/02). Abrindo a disputa pela vaga no Grupo Especial, desfilaram Unidos do Jacarezinho, Inocentes de Belford Roxo, União do Parque Acari, Unidos de Bangu, Unidos de Padre Miguel, União da Ilha do Governador e Acadêmicos de Vigário Geral, com enredos marcados pela diversidade cultural, ancestralidade, valorização da música e da identidade brasileira.

A primeira escola da noite foi a Unidos do Jacarezinho, homenageando o cantor e compositor Xande de Pilares, que marcou presença em cima de um carro alegórico. Devido a contratempos durante a preparação para o carnaval, a agremiação teve dificuldades no reencontro com a passarela. Logo em seguida, a Inocentes de Belford Roxo misturou o folclore pernambucano com influências russas, cordel e samba. A caçulinha da Baixada, como é carinhosamente conhecida, passou pela avenida sem problemas e mostrou muita determinação nos seus componentes.

A terceira escola a desfilar pela avenida foi a União do Parque Acari, que apresentou o enredo “Brasiliana”, em homenagem ao grupo teatral homônimo, criado pelo ator brasileiro morto em 2025, Haroldo Costa. Logo depois, emocionando a todos, a Unidos de Bangu celebrou a trajetória da cantora e compositora Leci Brandão, que desfilou na terceira alegoria da agremiação, chamada “Quilombo da Diversidade”.

Um dos destaques da noite foi a Unidos de Padre Miguel. A agremiação, rebaixada do Grupo Especial em 2025, fez um belo desfile que provou estar à altura de sua ascensão à elite do Carnaval. Em um cortejo que misturou a tecnologia com as tradições indígenas, a escola trouxe a história de Clara Camarão, símbolo da resistência potiguar à invasão holandesa no século XVII. Entre muitas cores, luzes e uma forte sinergia entre componentes e público, a escola atravessou a passarela no tempo correto.

A sexta escola a se apresentar foi a tradicional União da Ilha, trazendo reflexões filosóficas com o enredo “Viva o Hoje! O Amanhã? Fica Para Depois”. A insulana celebrou a existência com a hipótese de um fim do mundo, utilizando o cometa Halley como metáfora.

Para fechar a primeira noite de Sapucaí, a Acadêmicos de Vigário Geral fez jus à responsabilidade e apresentou um desfile vibrante. Com uma forte bateria, a escola trouxe o enredo “Brasil Incógnito – O Que Os Seus Olhos Não Veem, A Minha Imaginação Reinventa!”. A proposta foi traçar uma reinterpretação da identidade brasileira, ressignificando personagens da história colonial que foram vilanizados ao longo das décadas.

A noite foi marcada por temas que exaltaram trajetórias artísticas, espiritualidade, heranças afro-brasileiras, narrativas invisibilizadas da história do país e celebrações da alegria popular.

No Terreirão do Samba, a programação começou com Fabinho que trouxe sucessos do samba e do pagode, seguido pela Velha Guarda Musical de Vila Isabel, que emocionou a plateia com clássicos que exaltam a tradição do gênero. Em clima de nostalgia e coro coletivo, o grupo Bokaloka colocou milhares de pessoas para cantar seus hits dos anos 1990, enquanto Suel encerrou a noite em alta voltagem, com um repertório repleto de canções românticas e dançantes, transformando o Terreirão em um grande baile a céu aberto.

No Carnaval de Rua, o tradicional Bloco das Carmelitas desfilou, levando milhares de foliões às ladeiras de Santa Teresa. Conhecido por seu percurso que atravessa o bairro histórico, a agremiação reuniu moradores, turistas e fantasias criativas ao som de marchinhas clássicas e sambas consagrados.

Ao longo de todo o período carnavalesco, estão previstos 430 desfiles de blocos, que devem mobilizar mais de 6 milhões de foliões. O Carnaval de Rua terá uma agenda extensa e descentralizada. A programação reúne blocos tradicionais, megablocos e cortejos de menor porte, o que reflete a diversidade cultural da cidade e fortalece o caráter democrático da festa. Para isso, a Prefeitura do Rio mobilizou uma operação integrada de serviços públicos para garantir a fluidez do evento, com ações de ordenamento urbano, transporte, saúde, limpeza e assistência social.

Neste sábado (14/02), acontecerão os desfiles dos Blocos de Enredo do Grupo 1, na Estrada Intendente Magalhães. A programação completa pode ser conferida no aplicativo Blocos do Rio 2026 e no site oficial https://www.carnaval.rio.

FOTOGRAFIAS

As fotos dos desfiles da Série Ouro, do shows no Terreirão e do carnaval de rua estão disponíveis no Flickr da Riotur (https://www.flickr.com/photos/riotur/albums/)

Monitoramento tem 500 câmeras e drones de olho na cidade 

O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) monitorou a primeira noite de Carnaval no Rio por meio de 500 câmeras instaladas no entorno da Marquês de Sapucaí, nesta sexta-feira (13/02), e nos 61 palcos espalhados pela cidade. O COR-Rio acompanhou o início das interdições, desvios e rotas alternativas, além do fluxo de retorno para casa, após o término dos desfiles.

A cidade segue no nível 3 do Protocolo de Calor (CALOR 3) desde as 11h40 desta sexta-feira (13/02) devido ao registro de altos Índices de Calor (IC) – de 36ºC a 40ºC – com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos.

O COR-Rio preparou um esquema especial para o Carnaval 2026, com mais de 500 operadores, que vão trabalhar em diferentes turnos. Somente para os desfiles na Marquês de Sapucaí, são mais de 400 câmeras utilizadas, além de drones e uma unidade avançada na Passarela do Samba.

Por meio dos equipamentos, equipes do COR-Rio estarão acompanhando, em tempo real, os deslocamentos das alegorias das escolas de samba que desfilarão no Sambódromo. As agremiações do Grupo Especial serão monitoradas entre a Cidade do Samba, na Gamboa, e a concentração na Avenida Presidente Vargas. Já os carros alegóricos das escolas da Série Ouro terão o deslocamento acompanhado a partir de seus barracões, no Caju, São Cristóvão e Santo Cristo. Nos dois grupos, a cobertura de câmeras será feita por toda a Zona Portuária até a região da Sapucaí.

O embarque e desembarque pelas estações de trem, VLT e metrô localizadas na Central do Brasil, Praça Onze e Estácio também serão monitorados para acompanhar a movimentação dos foliões. Os dispositivos também estarão voltados para o monitoramento das interdições de trânsito, bem como dos desvios e das rotas alternativas.

Além disso, três drones estão sendo utilizados exclusivamente no perímetro da Marquês da Sapucaí. Os equipamentos geram imagens ao COR-Rio e, em caso de qualquer ocorrência emergencial nos desfiles, o acionamento das equipes operacionais ocorre de maneira imediata. Além disso, uma unidade avançada do COR-Rio estará posicionada na entrada do Sambódromo, com operadores monitorando os acessos e as ações dos órgãos na região durante os dias de desfiles.

No Carnaval da Intendente Magalhães, na Zona Norte da cidade, o monitoramento será realizado com o auxílio de 60 câmeras instaladas no perímetro, nos bairros de Campinho, Oswaldo Cruz, Praça Seca, Madureira e Cascadura. Um drone também será utilizado nos dias de desfiles para ampliar a capacidade de análise dos operadores na Sala de Situação.

Durante os dias de desfiles, as imagens das câmeras e dos drones serão transmitidas no videowall em um layout especial desenvolvido para facilitar o trabalho dos operadores mobilizados no Centro de Operações. O COR-Rio conta com mais de 5.500 câmeras próprias posicionadas em diferentes pontos da cidade.

Turistas e cariocas devem baixar o aplicativo COR.Rio para estarem conectados com as principais ocorrências: bloqueios de trânsito, previsão do tempo e interdições. O aplicativo do COR é gratuito, está disponível para Android e iOS nas lojas virtuais de aplicativos, e conta com versões em português, espanhol, inglês, francês e chinês. Vale lembrar que as interdições provocadas pelos desfiles também serão disponibilizadas no aplicativo Waze, parceiro do COR-Rio, evitando assim que o usuário fique retido em congestionamentos provocados pelos desfiles.

Seop e GM-Rio fiscalizam 300 barraqueiros e ambulantes 

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) e a Guarda Municipal atuaram ao longo da sexta-feira (13/02) em aproximadamente 20 blocos de rua e no Sambódromo. As ações ocorreram nas áreas internas e externas do principal palco do Carnaval do Rio. Em toda a cidade, 300 barraqueiros e ambulantes foram fiscalizados nas ações da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) e os agentes apreenderam mais de 350 garrafas de vidro, objeto proibido de ser comercializado no Carnaval carioca.

Durante todo o dia, as equipes reforçaram a fiscalização aos ambulantes para garantir a segurança dos foliões e impedir que itens perigosos circulassem pelos percursos dos desfiles e nas imediações da Sapucaí. Apenas no entorno do Sambódromo, mais de 950 agentes participaram das ações.

Durante toda a sexta-feira, equipes da Coordenadoria de Ações Territoriais Integradas (CATI) atuaram pelas ruas do Rio, incluindo nas imediações dos desfiles de blocos e da Marquês de Sapucaí. Foram abordadas 249 pessoas em situação de rua, mas nenhuma aceitou o acolhimento oferecido pela Prefeitura do Rio. As equipes realizaram 20 consultas de antecedentes criminais, não havendo conduções para delegacias policiais. Ao todo, foram efetuados 20.792 descartes de materiais irregulares, além da apreensão de 22 facas, 7 objetos perfurocortantes, 16 materiais relacionados ao uso de entorpecentes e 1 simulacro de arma de fogo.

A Guarda Municipal e a SEOP aplicaram 427 multas de trânsito nesta sexta-feira. Somente na região do Centro da Marquês de Sapucaí, os guardas atuaram em 81 pontos de bloqueios. Em toda a cidade, 62 veículos foram removidos para os depósitos públicos. Os agentes tiveram o apoio de 60 veículos operacionais e oito reboques nas imediações do Sambódromo.

As equipes da SEOP e da GM-Rio atuam na área externa e na área interna do Sambódromo para promover o ordenamento urbano e a segurança dos foliões, além de prestar auxílio em situações emergências. No interior do Sambódromo, as equipes trabalham no entorno dos postos de saúde que foram montados no local e também nos acessos às arquibancadas.

Equipes da Ronda Maria da Penha (RMP) também ficam presentes em pontos estratégicos da Sapucaí, atuando na coerção a flagrantes de violência contra a mulher e no acolhimento emergencial, além da divulgação da Rede de Atendimento Especializado, em apoio a Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher.

O uso de tecnologia é fundamental para o deslocamento das equipes. Por isso, imagens das câmeras do Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio) e o uso de drones são fundamentais para auxiliar os agentes da Ordem Pública.

Na área externa, o foco da atuação é em suporte aos bloqueios viários e também às ações dos fiscais da Subsecretaria de Operações e da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) no ordenamento do comércio ambulante. São 81 pontos de bloqueio viário cobertos pela GM-Rio. Os guardas municipais ainda atuarão na coerção a delitos, promovendo ações de patrulhamento preventivo.

As equipes da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC) e Gerência de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (GFER) atuam no entorno para coibir as vans piratas e o estacionamento irregular. A GM-Rio também fiscaliza a área de manobra dos carros alegóricos que acessam a Sapucaí durante o desfile, na Avenida Frei Caneca e ruas de interseção.

As equipes empenhadas na operação são auxiliadas por profissionais que estarão em assentos na Sala de Situação do COR-Rio para dar mais agilidade no atendimento a demandas e situações que exijam intervenção das equipes da GM-Rio e da SEOP. Há ainda a distribuição de pulseiras de identificação para crianças pelos guardas municipais durante o desfile das Escolas de Samba.

Comlurb recolhe 27,1 toneladas de resíduos

A Comlurb recolheu 27,1 toneladas de resíduos do Sambódromo, nesta sexta-feira (13/02), após a primeira noite do desfile das Escolas de Samba da Série Ouro, sendo 22,8 toneladas na área interna e 4,3  toneladas da parte externa e do entorno da Passarela do Samba. Já os blocos de rua que saíram na sexta-feira geraram 14,5 toneladas de resíduos, com destaque para o Bloco das Carmelitas, com 2,9 toneladas. Desde o início do pré-carnaval, os blocos de rua já geraram 263,7 toneladas de resíduos. A Operação Carnaval 2026 da Comlurb já contabiliza 290,8 toneladas de resíduos, incluindo todos os pontos da festa.

A Comlurb preparou uma megaoperação especial de limpeza para o Carnaval 2026, com garis em todos os pontos de festa: áreas interna e externa do Sambódromo, Intendente Magalhães, Avenida Chile – Bira Presidente, blocos de rua, e bailes populares no Centro e nos bairros. A operação teve início com o pré-carnaval, há três fins de semana, e se estenderá até o dia 22/02, após a saída do Monobloco.

Em todos os locais de folia, a Comlurb fará a limpeza antes, durante e após os eventos, com varrição mecanizada e remoção e coleta dos resíduos gerados. A Companhia está disponibilizando contêineres de 240 litros e os de alta capacidade em todos os locais com concentração de público, para facilitar o descarte de resíduos por parte dos foliões, na maior conteinerização já feita em eventos na cidade. Todos os veículos e equipamentos (caminhões compactadores, basculantes e mini basculantes, varredeiras de grande porte, minivarredeiras, sopradores, pulverizadores costais, entre outros) vão trabalhar em três turnos durante o carnaval.

O grande espetáculo das escolas de samba, no Sambódromo, contará com 873 garis em cada dia de desfiles. Todo o entorno da Passarela do Samba também receberá limpeza diferenciada. A operação noturna contará com 364 Garis. Já na operação diurna serão 141 Garis.  Para os desfiles das escolas de samba das Séries Prata e Bronze, no palco montado na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, a Comlurb vai destacar 123 garis na operação noturna, e 42 garis na operação diurna, diariamente. A Companhia estará com equipe de limpeza em todos os bailes populares da Cinelândia, durante os quatro dias oficiais de carnaval. O efetivo diário é de 40 garis. Já na Avenida Chile – Bira Presidente, durante os desfiles dos blocos de enredo, a Companhia contará com 80 garis por dia. Para a limpeza dos bailes populares que serão realizados em diversos bairros da Zona Norte, durante os quatro dias de carnaval, a Comlurb destacou 280 garis por dia, divididos em todos os bailes.

A Comlurb segue realizando a limpeza em todos os blocos pela cidade. O serviço teve início há três semanas, com o início do pré-carnaval e segue até o dia 22. O trabalho é realizado nas vias principais em que os blocos desfilam e em todo o entorno, incluindo as ruas de acesso e adjacentes, com os serviços de varrição mecanizada, lavagem, esvaziamento de papeleiras e de contêineres, e coleta e remoção de resíduos. Após a passagem dos blocos, as equipes da Comlurb farão a limpeza hidráulica com água de reuso. São 30 caminhões-pipa, 26 vans com implemento de limpeza hidráulica e 5 caminhões com implemento de limpeza hidráulica. Após a lavagem, será aplicada essência de eucalipto com 125 pulverizadores costais, inclusive nas áreas com banheiros químicos. Serão 5 mil litros de essência concentrada e 40 mil litros de sabão disponíveis durante todo o período de Carnaval.

A Comlurb fará ainda a limpeza dos quatro postos médicos instalados na área de desfile dos blocos, sendo dois no Circuito Preta Gil, no Centro, um na Praça do Lido e um na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, além dos postos médicos da Passarela do Samba.

Vale ressaltar que todos os serviços de rotina da Companhia serão mantidos normalmente na cidade durante todo o período de Carnaval.

Postos na Passarela do Samba atendem 320 pessoas

Na primeira noite de desfiles das escolas de samba da Série Ouro, na sexta-feira (13/02), os seis postos médicos da Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) no Sambódromo realizaram 320 atendimentos. Para cuidados mais complexos, 26 pessoas foram transferidas para hospitais da rede.

O esquema especial de atendimento médico ao público da SMS conta com um total de 33 leitos, sendo sete de suporte avançado, e 11 poltronas de hidratação, distribuídos entre os postos. Ao todo, são 140 profissionais envolvidos na operação. As unidades vão funcionar até 17 de fevereiro, entre a Série Ouro e Grupo Especial, e nos dias 20 e 21, para os desfiles das escolas mirins e das campeãs. Elas estão localizadas nos setores 1 (concentração), 2, 7, 10 (Rua Salvador de Sá), 11 e Apoteose (dispersão).

A SMS tem expertise operando postos médicos em eventos com grande concentração de público, como Carnaval e Réveillon. A estrutura da rede municipal no Sambódromo já funcionou durante os ensaios técnicos das escolas de samba, nos fins de semana que antecederam os desfiles, e estão dando suporte ao carnaval de rua, nos principais circuitos de blocos. Em 2025 foram quase 4 mil atendimentos, considerando as três frentes de atuação: blocos de rua, ensaios técnicos e desfiles das escolas de samba.

Ações da Vigilância Sanitária

O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) fiscalizou camarotes e serviços de saúde na primeira noite de desfiles na Marquês de Sapucaí. Ao todo, foram emitidos 43 termos de visitas sanitárias. A equipe também coletou 27 amostras de alimentos, além de realizar uma ação conjunta com a Coordenadoria de Controle Urbano nas barracas do entorno do sambódromo para dar orientações.

O órgão estará presente durante todo o período do carnaval no Sambódromo, inspecionando serviços de alimentação, embelezamento e saúde. A novidade esse ano é a utilização do novo sistema de fiscalização, o SISFOCO (Fiscalização Orientada por Critérios Objetivos). Esse será o primeiro grande evento a utilizar o sistema digital, que deve gerar mais economia, eficiência e transparência. Ao todo, cerca de 40 profissionais estarão envolvidos na operação em cada dia. Com o uso do SISFOCO, o IVISA-Rio deixará de utilizar cerca de 890 folhas de papel ao longo de todo o evento.

Vigilância em Saúde

A Superintendência de Vigilância em Saúde também realiza ações de monitoramento, detecção, investigação, prevenção e controle de possíveis eventos de saúde pública ao longo do carnaval. As equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-Rio) atuarão durante e após o evento no Sambódromo, monitorando os atendimentos nos postos médicos a fim de detectar doenças, agravos de notificação e outros eventos de relevância para saúde pública, além de acompanhar o cenário epidemiológico da cidade por 45 dias após o carnaval.

Assistência Social distribui centenas de pulseiras de identificação

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) distribuiu 202 pulseiras de identificação para garantir a proteção de crianças e adolescentes na primeira noite de desfiles do Carnaval 2026. A medida contribui para o rápido reencontro, caso alguém se perca, e garante mais segurança e tranquilidade às famílias, já que na pulseira constam nome e telefone dos pais ou responsáveis.

Na Sapucaí, onde ocorreu a abertura dos desfiles da Série Ouro, foram 150 pulseiras distribuídas. As equipes da SMAS entregaram outras 152 na Intendente Magalhães, onde, apesar de os desfiles só começarem neste sábado (14/02), já havia grande movimentação de foliões e foliãs. A ação será repetida em todos os desfiles da Sapucaí ao longo do carnaval e também na Intendente.

Também a partir da noite deste sábado, será oferecido um Espaço de Convivência a filhos e filhas de 4 a 12 anos de ambulantes que trabalharem no entorno da Sapucaí. Das 18h às 6h, as crianças ficarão protegidas e abrigadas em ambiente seguro e acolhedor, com alimentação, brincadeiras, atividades culturais e local para descanso. O serviço vai funcionar no EDI Rachel de Queiroz, na Avenida Presidente Vargas, próximo à Sapucaí.

As distribuição de pulseiras e o Espaço de Convivência são ações da campanha da SMAS para o carnaval 2026, que tem o seguinte lema: “Proteger é o nosso enredo”.

Esquema especial de trânsito para desfiles das escolas de samba e blocos

A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) montou esquemas especiais de trânsito para garantir a segurança viária no Carnaval do Rio 2026 para os desfiles das escolas de samba no Sambódromo e na Intendente Magalhães, e dos blocos no Circuito Avenida Chile Bira Presidente.

As operações visam reduzir os impactos na mobilidade da cidade e promover a fluidez do trânsito nas regiões do Centro e da Zona Norte. Em média, 310 operadores de trânsito estarão empenhados nos pontos de bloqueio e na orientação dos motoristas, além de guardas municipais e de controladores de tráfego, com o apoio de 30 viaturas, 45 motocicletas e 24 reboques.

Para a sinalização das vias e orientação aos condutores, a CET-Rio prevê a utilização de 2.500 cones e bombonas nos bloqueios de tráfego, além de 900 galhardetes e faixas com orientações sobre o esquema de trânsito. No total, 36 painéis de mensagens variáveis serão utilizados para informar motoristas sobre as interdições e orientar sobre desvios e rotas alternativas.

As condições do trânsito serão monitoradas por técnicos no Centro de Operações e Resiliência (COR), quanto a eventuais impactos e, se necessário, os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nas rotas alternativas e nos principais corredores de tráfego da região.

Relembre as interdições no trânsito no Carnaval 2026

SAMBÓDROMO – Desfiles das Escolas da Série Ouro (14/02) e do Grupo Especial (15, 16 e 17/02) – A partir da zero hora deste sábado (14/02), a pista central da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira, será novamente interditada ao tráfego de veículos, a partir da Avenida Passos para a chegada dos carros alegóricos do segundo dia de desfiles. A partir das 8h, será reaberta a pista central da Avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária, assim como a Rua Frei Caneca e a Avenida Trinta e Um de Março, para garantir o acesso ao Centro. As vias só voltarão a ser fechadas, respectivamente, às 12h, 17h e 19h para permitir os desfiles do 2º dia da Série Ouro.

Ao longo da tarde de sábado, haverá movimentação de carros alegóricos com destino ao Caju, com a interdição de diversas vias da Região Portuária e também da Avenida Brasil para passagem dos carros alegóricos. Para os dias subsequentes, todas as interdições efetuadas para o desfile da Série Ouro serão mantidas para os desfiles do Grupo Especial, exceto as da Rua Frei Caneca e do Viaduto 31 de Março, que serão reabertas ao tráfego diariamente às 7h30 da manhã de domingo (15/02), segunda (16/02) e terça-feira (17/02), voltando a ser fechadas às 19h da noite de cada dia de desfile.

Desfile das Escolas Mirins – Dia 20/02 (sexta-feira) – Às 11h haverá a interdição de diversas vias no entorno do sambódromo, como a Rua Benedito Hipólito. A partir das 13h de sexta-feira (20/02) será interditada a Avenida Presidente Vargas, pista lateral, sentido Candelária, entre o entroncamento em frente ao prédio da Cedae e o cruzamento com a Rua de Santana. Às 15h será realizado o fechamento da pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária, a partir da altura da passarela do metrô (estação Cidade Nova) até a altura do prédio da Cedae.

A partir da 0h de sábado (21/02) haverá outras interdições na Avenida Presidente Vargas, pista Central sentido Candelária, entre a passarela do metrô (Cidade Nova) até a Praça da República. No sentido Praça da Bandeira, será fechada a pista central, entre a Avenida Passos até a altura da passarela do metrô (Cidade Nova).

Desfile das Escolas Campeãs – Dia 21/02 (Sábado) – A partir das 2h de sábado (21/02) ocorrerá a liberação da pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária. Já no entorno do Sambódromo as interdições serão mantidas para o posicionamento dos carros alegóricos para preparação do Desfile das Campeãs. Às 15h haverá o bloqueio dos principais acessos à Avenida Presidente Vargas pela Avenida Francisco Bicalho, pelo Viaduto Freyssinet (viaduto Paulo de Frontin) e pela Praça da Bandeira. Será efetuado, também, o desvio do fluxo de veículos da Avenida Paulo de Frontin para a Rua Aristides Lobo, assim como ampliada a área de interdição no entorno com a restrição do tráfego pela Avenida Salvador de Sá, Rua Hélio Beltrão, Rua de Santana, Rua Marquês de Pombal, entre outras vias da Cidade Nova. Às 19h ocorrerá a última etapa de interdições, com a restrição do fluxo de veículos na Rua Frei Caneca, Viaduto Trinta e Um de Março, sentido Laranjeiras, vias do Catumbi e vias próximas à Praça da República. A estimativa é que todos os bloqueios sejam mantidos até as 8h de domingo (22/02), quando as principais vias serão liberadas.

Proibição de estacionamento

Para preservar a circulação de saída dos carros alegóricos e pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento no entorno do Sambódromo estará proibido a partir das 6h da sexta-feira (13/02) até às 10h de quarta-feira (18/02), e no desfile das campeãs, das 6h de sábado (21/03) até às 12h de domingo (22/02), nas vias internas aos bloqueios e nas principais ruas e avenidas da região.

CIRCUITO AVENIDA CHILE BIRA PRESIDENTE –  Para a realização dos desfiles dos blocos de enredo, de embalo e afro, que acontecem entre os dias 14 e 17/02, as interdições ao tráfego de veículos iniciam às 14h30 do dia 14/02 e vão até as 6h do dia 18/02 na Avenida Chile, Avenida Almirante Barroso, Rua Treze de Maio e Rua México, no Centro.

INTENDENTE MAGALHÃES – Para os desfiles dos blocos de enredo e das Séries Prata e Bronze, que acontecem entre os dias 14 e 17/02, 20 e 21/02, às interdições na Estrada Intendente Magalhães e do entorno começam a partir das 16h. Para montagem das estruturas, a operação terá início às 13h do dia 07/02 e uma reversível será montada das 5h às 11h do dia 9 a 13/02. O estacionamento estará proibido por placas na região entre os dias 13 e 22/02.

Interdições: Praça dos Lavradores e ruas Domingos Lopes; Dinis Barreto; Couto Menezes; Conde de Linhares; Andrade de Araújo; Araçuaí; Cincinato da Silva; Olímpio de Azevedo; Cirilo da Silveira; Jaime Marquês de Araújo; General Fernando Batalha; e Anália Franco.

Transportes públicos funcionam em operação especial

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), preparou uma operação especial para o sistema de transporte público durante os desfiles do Carnaval 2026. A orientação é que a população planeje suas viagens com antecedência, em razão das interdições previstas no entorno do Sambódromo, no Centro, e da Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte.

Durante os dias de desfile, haverá reforço na operação dos serviços noturnos de ônibus que atendem a região do Sambódromo, com linhas integradas ao Terminal Gentileza, ampliando as opções de deslocamento para o público. Estão previstas as linhas SN104 (Terminal Gentileza x São Conrado), SN474 (Méier x Copacabana), SN209 (Caju x Candelária), SN298 (Acari x Castelo), SN624 (Mariópolis x Praça da República) e SN312 (Penha x Candelária).

Nos dias dos desfiles da Série Especial, em 15, 16 e 17 de fevereiro, os serviços 60 e 80 do BRT, que já operam 24 horas, terão reforço de frota a partir do Terminal Gentileza, enquanto os demais serviços com operação ininterrupta seguirão funcionando normalmente em toda a cidade. Para os desfiles na Estrada Intendente Magalhães, a recomendação é que o público utilize as estações Campinho ou Pinto Teles, que terão horário especial de funcionamento. O retorno após os desfiles deverá ser feito pelo Terminal Paulo da Portela, a partir das 4h, ou pela estação Madureira–Manaceia, aberta 24 horas.

O serviço de táxi também contará com esquema específico no entorno dos desfiles. O Setor Par será destinado ao ponto dos táxis credenciados do Táxi.Rio, localizado na Rua Afonso Cavalcanti, esquina com a Rua Carmo Neto. Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, além do dia 21, o acesso dos táxis às áreas bloqueadas seguirá as seguintes regras: o início do bloqueio será às 19h; até as 20h, todos os táxis com passageiros poderão acessar para desembarque; das 20h até o fim do bloqueio, somente os veículos do Táxi.Rio credenciados com QR Code terão autorização; e os táxis especiais para pessoas com deficiência poderão acessar a área de bloqueio sem restrições.

VLT Carioca terá mudanças no trajeto durante desfiles na Praça Tiradentes

O VLT Carioca realizará uma operação especial entre o domingo (15/02) e a terça-feira de Carnaval (17/02), em razão da programação de desfiles de blocos na Praça Tiradentes. Tradicionalmente, os eventos na região provocam grande concentração de foliões e ocupação da via, o que impede a circulação dos trens. As alterações têm como objetivo garantir a segurança dos passageiros e do público em geral.

Durante esse período, por questões de segurança, os trens das linhas 2 e 4 não circularão pelo Centro do Rio. Para garantir o atendimento aos clientes, o trajeto da Linha 3, que liga o Aeroporto Santos Dumont à Central do Brasil, será estendido até o Terminal Gentileza. O intervalo médio entre as viagens será de 20 minutos.

Funcionamento nos dias 13 (sexta-feira) e 14 (sábado) – Nos dias 13 e 14 de fevereiro, quando acontecem os desfiles das escolas de samba da Série Ouro (Grupo de Acesso), na Marquês de Sapucaí, o VLT Carioca funcionará normalmente. As linhas 1 (Terminal Gentileza x Santos Dumont), 3 (Central x Santos Dumont) e 4 (Terminal Gentileza x Praça XV) irão circular com intervalos entre 12 e 20 minutos. Já na linha 2 (Praia Formosa x Praça XV) os intervalos serão de até 60 minutos.

Campanha Carnaval + Seguro para mulheres

Na primeira noite de desfiles da Série Ouro, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Cuidados do Rio de Janeiro (SPM-Rio) registrou três atendimentos na Marquês de Sapucaí e nenhuma ocorrência na Fan Fest, em Copacabana. A atuação integra a ampla operação montada para o Carnaval 2026, com foco na prevenção e no enfrentamento à violência contra mulheres nos principais circuitos da cidade.

As equipes técnicas, formadas por assistentes sociais, psicólogas e advogadas, estão posicionadas em pontos estratégicos para oferecer acolhimento imediato, orientação e encaminhamento à rede municipal de proteção quando necessário. A presença na Intendente Magalhães terá início neste domingo.

Além dos postos fixos nos eventos oficiais, mobilizadoras circulam pelos blocos de rua e pelo Carnaval dos Parques, realizando ações educativas, distribuição de materiais da campanha Carnaval + Seguro para Mulheres e identificação de situações de risco. A plataforma www.mulher.rio permanece como canal central de orientação, reunindo informações sobre acolhimento psicológico, apoio jurídico e acesso ao 1746 e ao 190 em casos de urgência.

Com essa operação integrada, a SPM-Rio reforça que a política pública de proteção às mulheres precisa estar presente nos grandes eventos, nas ruas e nos espaços de maior circulação. A atuação no Carnaval faz parte de uma estratégia permanente de prevenção, cuidado e garantia de direitos ao longo de todo o ano.

Durante o período da folia, a SPM-Rio estará presente nos principais pontos do Carnaval com equipes técnicas capacitadas para oferecer acolhimento imediato, orientação e encaminhamento. Foram instalados postos fixos de atendimento na Marquês de Sapucaí, na Intendente Magalhães e na Fan Fest do Carnaval, em Copacabana, com atuação de assistentes sociais, psicólogas e advogadas.

Além disso, equipes de mobilizadoras circulam pelos blocos de rua e pelo Carnaval dos Parques até 22/02, realizando ações informativas, identificação de situações de risco e distribuição de materiais da campanha Carnaval + Seguro para Mulheres.

A campanha também conta com a adesivação de banheiros dos camarotes, com mensagens claras de enfrentamento à violência e QR Codes que direcionam para a plataforma www.mulher.rio. A iniciativa é realizada em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), ampliando o alcance das informações de orientação e denúncia também nos espaços privados da festa.

Em parceria com a Dream Factory, produtora do Carnaval do Rio, a Secretaria leva a campanha aos blocos de rua, com a instalação de cartazes informativos nos banheiros desses eventos. A colaboração prevê ainda uma ação visual de grande impacto em Copacabana, com a instalação de um cubo de LED fixado na esquina da Avenida Princesa Isabel com a Avenida Atlântica, exibindo mensagens informativas ao longo do Carnaval.

O conteúdo veiculado traz o alerta: “75% das mulheres já sofreram assédio. No Carnaval, isso não pode ser normal. Carnaval é diversão. Respeito é viver segura. Peça ajuda”, com direcionamento para o site www.mulher.rio  e para o WhatsApp da SPM-Rio.

Outra frente importante da operação é a comunicação nos sistemas de transporte público. Em parceria com a Rio Ônibus, RioTer e ÔnibusPainel, a secretaria irá veicular teasers informativos em painéis digitais de terminais estratégicos da cidade, como o Terminal Paulo Portela, Terminal Alvorada (Barra da Tijuca, incluindo BRT e ônibus urbanos) e Terminal Campo Grande. As peças audiovisuais, sem áudio, reforçarão mensagens de prevenção à violência e direcionamento ao www.mulher.rio, alcançando milhares de pessoas em circulação diária pela cidade.

Além disso, em parceria com a Secretaria Municipal de Conservação, foram instaladas placas físicas com a chamada “Peça Ajuda”, que também irá direcionar ao site da Secretaria.

No campo do turismo, a SPM-Rio firmou uma parceria inédita com o Airbnb para ampliar o acesso à informação entre visitantes. A plataforma passa a incluir, em seu manual anual distribuído aos hóspedes, um conteúdo institucional da Secretaria com orientações sobre como identificar situações de violência, os principais tipos de agressão — física, psicológica, moral, sexual, obstétrica e patrimonial — e onde buscar ajuda no Rio de Janeiro.

O material apresenta os equipamentos da rede municipal, como o Abrigo Sigiloso, as Casas da Mulher Carioca, as Salas da Mulher Cidadã, os Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher (NEAM), os Núcleos Especializados de Atendimento Psicológico (NEAP) e os Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAM), além do acionamento do 190 em situações de risco imediato.

Asfalto do Sambódromo é renovado

Para a implantação do novo sistema de som da Passarela do Samba, a Secretaria de Conservação executou a instalação de dez dutos transversais ao longo de toda a extensão da Sapucaí durante cinco meses. As estruturas abrigam os cabos de sonorização, além de condutores de energia elétrica e iluminação cênica, eliminando a presença de fios expostos na pista. Concluída essa etapa, toda a avenida recebeu novo asfalto, foram mais de 1,4 mil toneladas de massa asfáltica, o equivalente a 47 caminhões. O investimento da Prefeitura do Rio no trabalho foi de R$ 927 mil.

Operação Abre Ralo

Para prevenir alagamentos durante os desfiles em caso de chuva, equipes da Operação Abre Ralo, em conjunto com a Coordenação de Operações Especiais da Secretaria de Conservação, estarão de plantão na Sapucaí. As ações incluem limpeza, desobstrução de ralos e bueiros e nivelamento de fissuras, assegurando o escoamento adequado da água e a continuidade da festa.

Essências aromatizantes

Após o sucesso da iniciativa no ano passado, a Secretaria de Conservação voltou a aplicar essências aromatizantes nos bueiros da Sapucaí desde o primeiro desfile. As aplicações estão sendo feitas após a passagem de cada escola, proporcionando mais conforto aos sambistas e ao público. Neste ano, as essências contam com novos aromas. Em 2025, foram realizadas 138 aplicações nos 46 ralos do Sambódromo.

Equipes monitoram demandas dos consumidores

No primeiro dia de desfile das escolas de samba da Série Ouro, nesta sexta-feira (13/02), a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, através do Procon Carioca, manteve o acompanhamento das demandas dos consumidores, com atenção aos serviços prestados ao público. Não houve registro de denúncias ou reclamações relacionadas aos serviços prestados ao público neste primeiro dia de desfiles.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO (14/02)

Desfiles na Marquês de Sapucaí

Com um total de 16 escolas, a Série Ouro da Liga das Escolas de Samba (Liga RJ) abriu oficialmente os desfiles no Sambódromo da Avenida Marquês de Sapucaí, nesta sexta-feira (13/02), com a apresentação de oito escolas. Hoje, sábado (14/02) outras oito se apresentam. Principal grupo de acesso ao desfile principal, a Série Ouro reúne escolas tradicionais.

SÉRIE OURO SÁBADO, 14/02

Botafogo Samba Clube

Em Cima da Hora

Arranco do Engenho de Dentro

Império Serrano

Estácio de Sá

União de Maricá

Porto da Pedra

Unidos da Ponte

Terreirão do Samba

O Terreirão do Samba Nelson Sargento entra em seu segundo fim de semana da temporada 2026, com cinco dias seguidos de shows de carnaval. Com ingressos a partir de R$15, a expectativa é que cerca de 50 mil pessoas participem dos festejos promovidos pelo Sesc RJ na Praça Onze. Os ingressos para toda a temporada do Terreirão já estão à venda na bilheteria digital (https://www.bilheteriadigital.com/terreirao2026), a partir de R$15.

Sábado | 14/02

FM O DIA

JUNINHO THYBAU

RODA DE SAMBA BECO DO RATO

DAVI QUARESMA

GAMADINHO

PEDRO MENEZES

FM O DIA

Serviço 

Endereço: Rua Benedito Hipólito, 66, Praça Onze – Centro

Vendas: Bilheteria do Terreirão e pelo site: https://www.bilheteriadigital.com/terreirao2026

Valores: meia entrada R$15, inteira R$30.

Classificação: 18 anos (menores apenas acompanhados por responsáveis)

Bailes da Cinelândia

Muito além dos blocos de rua e dos desfiles apoteóticos da Sapucaí, há outra opção de folia que já virou tradição na cidade: os bailes da Cinelândia. No palco armado diante das escadarias da Câmara Municipal, artistas diversos e orquestra fazem a festa com uma seleção de temas carnavalescos e marchinhas clássicas durante os quatro dias de programação! Haverá ainda o Concurso Folião Original de domingo a terça.

Serviço:

Local: Praça da Cinelândia
Data: Dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro (Sábado a terça-feira de Carnaval)
Horário: A partir das 16h30
Local: Cinelândia
Entrada: Gratuita
Horário: A partir das 16h30

SÁBADO – 14/02/2026

DORINA
OSMAR DO BREQUE
ELLEN DE LIMA
PAULO NUNES
TOM DA BAHIA
MÁRCIO GOMES
SELMA COSTA
ALFREDO DEL PENHO
LUIS CESAR
REGINALDO BESSA
GOTSHA
ALBERTO GINO
WLADIMIR CABANAS
ORQUESTRA TUPY

Blocos de embalo e de enredo da Avenida Chile e Intendente Magalhães

Conhecido como “Passarela Popular do Samba’’, o Carnaval da Intendente Magalhães é o local por onde passam as agremiações das séries Prata, Bronze e Grupo de Avaliação, além do Grupo 1 das Federações dos Blocos. Em 2026, a avenida volta a receber diversas escolas de samba das mais diferentes regiões do estado, que prometem grandes disputas em dias de muita emoção, histórias, personagens e senso de comunidade.

Sábado – 14 de fevereiro – Federação dos Blocos – Grupo 1

Birita Mas Não Cai — 20h

Império do Gramacho — 20h50

Vai Barrar? Nunca! — 21h40

Cometas do Bispo — 22h30

Unidos do Alto da Boa Vista — 23h20

União da Ponte — 00h10

Novo Horizonte — 01h

Renascer de Vaz Lobo — 01h50

Unidos do Bandeirantes — 02h40

Do Barriga — 03h30

Blocos de Rua

O Carnaval de Rua do Rio vai levar blocos tradicionais e programação animada às ruas, praças e praias do Centro à Zona Sul, passando pela Zona Norte, Zona Oeste e pela região portuária. Cordão da Bola Preta, Céu na Terra, Bloco do Barbas, Cordão do Boitatá, Simpatia É Quase Amor, Banda de Ipanema, Bangalafumenga, Agytoê, Afoxé Filhos de Gandhi, Bloco 442, Charanga Talismã, Laranjada, Areia, Sargento Pimenta e Fervo da Lud são alguns dos eventos na programação deste ano.

A programação completa pode ser conferida no aplicativo Blocos do Rio 2026 e no site oficial www.carnavalderua.rio, garantindo que todos os foliões saibam onde e quando a folia vai rolar.

Recomendações Importantes

Use preferencialmente o transporte público (trem, metrô, VLT e barcas);

Se for embarcar no Aeroporto Santos Dumont e Rodoviária do Rio procure antecipar a sua chegada;

Evite circular de carro nas regiões por onde vai haver deslocamento de blocos e de carros alegóricos;

Busque rotas alternativas. Há um grande número de interdições pela cidade, com movimentação de carros alegóricos, blocos e cortejos;

Respeite os locais de proibição de estacionamento e fique atento aos horários de restrição;

Para garantir a segurança dos foliões, informamos que a travessia deve ser realizada exclusivamente na faixa de pedestres e sempre com atenção redobrada;

É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda a sinalização implantada na área;

Moradores que possuam carro particular e vaga de garagem e que necessitem acessar a região interditada do Sambódromo devem fazê-lo pelo Largo do Estácio, sempre portando comprovante de residência

Categoria:

  • 14 de fevereiro de 2026
  • Marcações: Carnaval 2026 Cidade do Rio de Janeiro Marquês de Sapucaí