RADIO PIONEIRA

NARRAÇÃO DE JOGOS DE FUTEBOL AO VIVO

São José reduz em 86,2% os roubos de veículos

Paula Paz


Secretaria de Proteção ao Cidadão

O Programa São José Unida da Prefeitura de São José dos Campos realizou, desde a sua criação em 2017, mais de 700 ações colaborativas entre as Forças de Segurança e a Guarda Civil Municipal (GCM), com o auxílio da tecnologia do CSI.

As ações desempenham um papel fundamental na diminuição dos índices de criminalidade no município, com redução de 86,2% nos roubos de veículos durante o primeiro semestre de 2024, em comparação com o primeiro semestre de 2016, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP). 

No primeiro semestre deste ano, a cidade registrou uma significativa queda nos índices de criminalidade em relação ao mesmo período do ano passado, conforme apontado pelo balanço estatístico da SSP. Houve uma redução de 51,1% nos casos de furtos de veículos. 

Além disso, os roubos de veículos diminuíram 34,7%. Outras modalidades criminais também apresentaram reduções significativas, incluindo roubos (-33,4%) e roubos e furtos de celulares, com queda de 23,3%, furtos com uma diminuição de 11%, além da significativa queda nos índices de homicídios de 44,4% caindo de 18 para 10.

São José Unida

O programa São José Unida, que visa unir esforços para prevenir e reduzir os índices de criminalidade, é composto pela Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), Secretaria de Mobilidade Urbana e Detran-SP. 

No CSI (Centro de Segurança e Inteligência), local que reúne as forças de segurança em um trabalho diário de monitoramento, são mais de 1.200 câmeras e 340 portais eletrônicos com reconhecimento OCR na cidade monitorando mais de 250 mil veículos que circulam diariamente, totalizando mais de 3 milhões de placas lidas e mais de 591 veículos recuperados, além de 2.523 ocorrências, 239 procurados pela justiça capturados e 1.161 detidos.

Cidade Segura

São José dos Campos Registra Menor Número de Mortes Violentas em 23 Anos. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgados nesta terça-feira (25), São José dos Campos registrou o menor número de mortes violentas nos primeiros cinco meses do ano desde o início da série histórica, em 2001. Entre janeiro e maio deste ano, a maior cidade da região contabilizou apenas 11 mortes violentas, somando homicídios dolosos (com intenção de matar) e latrocínios (roubos seguidos de morte), resultados que refletem os esforços contínuos das Forças de Segurança no combate ao crime.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Proteção ao Cidadão