RADIO PIONEIRA

NARRAÇÃO DE JOGOS DE FUTEBOL AO VIVO

Agentes da Guarda Municipal de Nova Iguaçu iniciam ronda nas escolas

Agentes da Guarda Municipal de Nova Iguaçu iniciam ronda nas escolas




Nova Iguaçu está ganhando mais um reforço nas ruas a partir desta sexta-feira (7). Trinta e um agentes da Guarda Municipal, ligados à Secretaria de Segurança Pública (SEMSEG), começam a atuar nas escolas municipais e na preservação do patrimônio público. Nesta quinta-feira (6), eles passaram por testes e ajustes nas unidades de ensino. Na próxima segunda-feira (10) uma segunda turma, com 36 alunos, iniciará seu treinamento.

Antes de atuarem nas escolas e vias públicas,  os agentes da Guarda Municipal passaram uma semana em treinamento no Batalhão de Polícia de Choque, no Rio de Janeiro, para se aperfeiçoarem e estarem preparados para atuar no controle de multidões ou em situações eventuais até a chegada da Polícia Militar.  

Os agentes, que também foram capacitados para utilizar armamento de menor potencial ofensivo, como armas não letal, gás de pimenta e bastão, vão patrulhar ruas, praças e prédios públicos. 

Durante a formação, os guardas municipais tiveram aulas de direitos humanos e defesa pessoal. Até o fim do ano, a Guarda será composta por 100 agentes.

 “Ter agentes da Guarda Municipal atuando nas ruas de Nova Iguaçu é uma conquista para a população. É mais um incremento para a segurança do município”, afirma o prefeito Rogerio Lisboa.”

 

Para o secretário municipal de Segurança Pública de Nova Iguaçu, tenente coronel Fernando Bastos, os agentes estão bem preparados para atuarem em escolas e na preservação do patrimônio público.

“Eles passaram por um curso extremamente técnico, que teve disciplinas específicas, aprenderam também uso diferenciado da força, imobilizações e técnicas de combate. Nossa guarda pode até atuar nos dias de jogos de futebol nas estações onde há concentração de torcidas organizadas para evitar confusões e brigas, mas primeiramente vão fazer rondas nas escolas”, garantiu o Secretário.

 Uma das agentes da Guarda Municipal que participou do estágio no Batalhão de Choque e vai estar nas rondas nas escolas municipais é Carla Carvalho, de 40 anos. Ela contou que está preparada para atuar nas ruas e destacou que o trabalho em equipe será fundamental no dia a dia de Nova Iguaçu.

 

“Nas rondas escolares, vamos buscar uma proximidade com alunos, pais e professores”, destacou a agente.

 

Pai de duas estudantes da Escola Municipal São Benedito, no bairro de Engenho Pequeno, o motorista Josemar da Gama, de 48 anos, disse que se sentiu mais seguro ao buscar as alunas com a presença dos agentes da Guarda.

“Fico até mais tranquilo, pois sei que ela vai se sentir segura ao estudar na sala de aula. É bom para os pais, alunos e professores. Gosto tanto do trabalho da Guarda que ano que vem vou fazer o concurso e quem sabe vestir a farda e fazer a ronda nas escolas”, contou.

 

A criação da Guarda Municipal de Nova Iguaçu se tornou realidade após quase cinco anos de espera. O edital do concurso foi publicado em 2019 e a prova estava marcada para março de 2020. No entanto, a pandemia da Covid-19 fez com que o concurso fosse adiado, sendo realizado somente em 2022. Após a prova, os candidatos aprovados foram submetidos ao teste de aptidão física, exames médicos, psicológicos e pesquisa social.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *