Russell voa em volta final e desbanca Verstappen no TL1 em Miami – Notícia de Fórmula 1 – Grande Prêmio
Se no Azerbaijão, a ganhar corpo nas próximas etapas da temporada 2023 da fórmula 1, tratou de pôr ‘os pingos nos is’ já no primeiro TL do final de semana da categoria em , realizado nesta sexta-feira (5). E foi um verdadeiro massacre: mais de 1s de diferença sobre o mexicano.
O que nenhum dos dois esperava, no entanto, era que a Mercedes fosse dar o bote nos instantes finais. Depois de sofrer por boa parte do treino com um problema na direção do carro, conseguiu retornar à pista não apenas a tempo de registrar volta rápida, como também de ser o melhor da sessão, colocando 0s4 sobre o rival da Red Bull.
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veio no embalo e ficou com o segundo tempo, a 0s2 do companheiro de equipe, numa dobradinha inimaginável a menos de dez minutos do fim, quando a dupla vinha apenas em 18º e 19º. Quem mais se aproximou do duo de Brackley foi , com uma SF-23 repaginada e determinada a manter em o progresso visto nas ruas de . O monegasco foi 0s3 mais lento que Russell.
Verstappen, quem diria, terminou em quarto, mas ainda deixou no ar aquela sensação de que poderia ter feito mais e optou por poupar o carro — e também se poupar, uma vez que relatou alguns incômodos com o Hans na segunda metade da sessão. Carlos Sainz completou em quinto, com Pierre Gasly, , Lance Stroll, Nico Hülkenberg e fechando os dez primeiros.
O segundo treino livre está marcado para logo mais, às 18h30 (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da em Miami AO VIVO e EM .
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Max Verstappen foi surpreendido pela Mercedes no TL1 em Miami (Foto: Red Bull Content Pool)
Confira como foi o TL1 de :
O clima ‘praiano’ imperou durante o primeiro treino livre da em , com os termômetros em 29°C, mas a sensação térmica batendo em 34°C. O calor já previsto, aliás, fez a Aston Martin levar para a etapa americana atualizações para melhorar a refrigeração do carro.
Mas esta não foi apenas a única mudança, pelo contrário. A longa reta de mais de 1 km do circuito construído em torno do Hard Rock Stadium — a casa do Dolphins — exige uma configuração especial para otimizar o ganho de velocidade, e foi pensando nisso que a Ferrari decidiu providenciar o seu pacote de atualizações já para o primeiro GP a ser realizado na América do Norte, com asa dianteira, asa traseira e difusor modificados.
Já na escolha os pneus, a Pirelli optou para o final de semana por uma gama mais dura que a usada no Azerbaijão: C2, C3 e C4, e os pilotos escolheram os compostos médios e duros para as voltas iniciais da sessão 1. , por exemplo, puxou a fila calçado com os pneus faixa amarela. Todos os pilotos, a exceção de , da Williams, partiram para a pista assim que os boxes foram liberados
O primeiro a abrir volta rápida, porém, foi , também com compostos médios. O representante da Haas registrou 1min36s852, tempo ainda longe de dar alguma referência sobre o que poderia ser visto nos próximos minutos.
O seguinte a liderar a tabela de tempos foi , mas o tempo de 1min36s812 logo foi superado por em 0s4. , por sua vez, virou 1min34s527 em sua primeira tentativa de volta rápida e colocou a Mercedes na ponta.
Não demorou muito, porém, para aparecer com a Red Bull na frente. O holandês cravou 1min34s054, também 0s4 melhor que a então volta mais mais rápida e passou para o primeiro posto.
As primeiras reclamações também não tardaram a aparecer, e o primeiro a chiar pelo rádio foi , comunicando ao seu engenheiro que o carro estava vibrando muito na reta, dificultando a direção. O #63 chegou a perguntar se seria possível alguma mudança para já ou ao menos para o TL2, uma vez que o problema com a direção não estava permitindo nenhum aprendizado na pista. Ao ouvir a resposta negativa, o inglês recolheu para os boxes antes de registrar volta mais rápida.
também sinalizou problemas, dizendo pelo rádio que não conseguia mover a cabeça, mas o piloto da Williams foi até o fim e marcou 1min36s111 — tempo muito alto comparado ao líder, Verstappen, já rodando na casa de 1mins32s passados os primeiros dez minutos da sessão.
, por sua vez, assinalou 1min33s234, tempo que dava a ele o terceiro posto, logo à frente de Alonso, distantes 1s1 de Max. A dupla da Ferrari, Charles Leclerc e Carlos Sainz, apareciam na sequência. Enquanto isso, era apenas o 12º com o outro Aston Martin.
O TL1 em também viu mais uma rodada de Nyck De Vries, dando sequência ao que aconteceu com certa frequência na última semana, em . O piloto da AlphaTauri ainda ficou na mira dos comissários por uma possível direção perigosa ao tentar retornar para o treino, mas não houve investigação.
Com o relógio próximo dos 40 minutos para o final, Stroll pulou para sexto, mas antes perdeu completamente a freada ao final do retão no terceiro setor e foi dar um passeio na área de escape. Quem precisou usar de técnicas de ‘rali’ foi Albon, após atacar a zebra com muita força e perder a traseira na curva 15. Por sorte, o representante da Williams conseguiu evitar a batida e, de quebra, ainda tirou o canadense da Aston Martin do sexto posto.
Hülkenberg causou bandeira vermelha do fim de semana em Miami (Foto: Reprodução/F1 TV)
No lado da Mercedes, enquanto Hamilton sustentava o quarto posto, Russell aguardava nos boxes alguma solução para o problema com a direção do seu W14. A equipe informou que o item de desenvolvimento usado no carro do britânico era muito pesado, correndo contra o tempo para trocar a peça e devolver o #63 à pista.
A 35 minutos do fim, Leclerc melhorava a sua volta e passava para o segundo lugar, a 0s652 de Verstappen — uma performance ainda discreta, comparado ao progresso que a Ferrari demonstrou na última semana, em Baku. Alonso, Hamilton, Pérez, Ocon, , Sainz, Albon e Stroll completavam o top-10 provisório do TL1.
Hülkenberg, então, resolveu não perder tempo e calçar logo os compostos macios, e o alemão 1min31s392 — 0s434 de Verstappen, ainda com o melhor tempo feito com a borracha mais dura. na pista, Magnussen, Stroll e Sargeant também já arriscavam stints com os pneus de faixa vermelha.
Em seguida, a imagem recuperada mostrou Alonso também saltando sobre a zebra na curva 15, porém sem perder o controle do carro como visto com Albon. Menos de 30 minutos para o cronômetro zerar, Verstappen passou acima do tempo de Hülkenberg no primeiro setor, mas conseguiu ser o mais rápido no segundo trecho da pista. Ao acertar a parte final, o atual bicampeão da colocou 0s3 sob o tempo do veterano da Haas, enquanto Pérez completou logo atrás em terceiro, 0s5 mais lento que o companheiro de equipe.
Enquanto o holandês informava o engenheiro de algum incômodo com o Hans, a cortava para um carro da Haas estampando o muro. A bandeira vermelha, então, foi acionada, e o replay mostrou o momento em que Hülkenberg deu uma ‘traseirada’ na saída da curva 3. Ao alemão, restou apenas os xingamentos pelo rádio por conta do erro.
A sessão recomeçou com 17 minutos para o final. Verstappen, então, tratou de começar a colocar ‘ordem na casa’, baixando a própria marca em mais de 0s5 só no setor 1. O ritmo se manteve no segundo trecho, embora tenha sido um pouco mais lento que na volta anterior, mas foi o bastante para virar 1min30s549, o primeiro a baixar de 1min31s, 0s843 mais rápido que o então segundo colocado, Hülkenberg.
Era um tempo e tanto, mas a Mercedes tratou de mostrar que não seria suficiente para garantir o topo da tabela de tempos. E nos minutos finais, Russell, que passou boa parte da sessão na garagem, torcendo por reparos na direção do carro, surpreendeu ao marcar 1min30s125 e colocar o #63 na liderança. Hamilton ainda aproveitou o embalo e fechou a dobradinha da Mercedes, enquanto Verstappen ainda viu Leclerc terminar à sua frente.
2023, , Treino Livre 1, Resultado Final:
1 | G RUSSELL | Mercedes | 1:30.125 | |
2 | L HAMILTON | Mercedes | 1:30.337 | +0.212 |
3 | C LECLERC | Ferrari | 1:30.449 | +0.324 |
4 | M VERSTAPPEN | Red Bull RBPT | 1:30.549 | +0.424 |
5 | C SAINZ | Ferrari | 1:30.724 | +0.599 |
6 | P GASLY | Alpine | 1:31.104 | +0.979 |
7 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:31.231 | +1.106 |
8 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:31.337 | +1.212 |
9 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:31.392 | +1.267 |
10 | E OCON | Alpine | 1:31.542 | +1.417 |
11 | S PÉREZ | Red Bull RBPT | 1:31.566 | +1.441 |
12 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:31.810 | +1.685 |
13 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:31.853 | +1.728 |
14 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:31.902 | +1.777 |
15 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:31.903 | +1.778 |
16 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:31.997 | +1.872 |
17 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:32.134 | +2.009 |
18 | Y TSUNODA | AlphaTauri RBPT | 1:32.169 | +2.044 |
19 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:32.619 | +2.494 |
20 | N DE VRIES | AlphaTauri RBPT | 1:34.637 | +4.512 |
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