Na Garagem: Lorenzo escapa no Estoril e vence 1ª na MotoGP – Notícia de MotoGP – Grande Prêmio
HÁ 15 ANOS, JORGE LORENZO ESTREAVA NO TOPO DO PÓDIO DA MOTOGP. Em 13 de abril de 2008, o então piloto da Yamaha despachou a concorrência de Dani Pedrosa e Valentino Rossi no GP de para receber a bandeirada com 1s817 no Estoril.
Vindo de um segundo lugar na estreia no GP do Catar e de um terceiro no GP da , Jorge, então com 20 anos, faturou a pole no traçado português ao cravar 1min35s715, 0s233 melhor do que Pedrosa. O companheiro de Yamaha completou a primeira fila do grid. Foi, aliás, a terceira pole seguida do espanhol de Palma de Maiorca.
Jorge Lorenzo usava o #48 na época da primeira vitória (Foto: Reprodução)
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: | ▶️
O #46 tomou a ponta e por lá ficou nos primeiros giros da corrida, mas não conseguiu sustentar o forte ritmo que impôs e perdeu a liderança para Lorenzo na décima volta. Valentino foi também superado por Pedrosa, descendo para terceiro.
Sem se preocupar com o novo adversário, o bicampeão das 250cc passou a exibir um ritmo forte e tratou de abrir vantagem para não mais ser alcançado na liderança.
“Tenho de dizer obrigado à Yamaha e à FIAT, pois, sem a confiança deles em mim, não estaria onde estou agora”, declarou Lorenzo, o mais jovem piloto daquele grid. “Mal posso acreditar e é realmente impossível descrever os meus sentimentos. Estou muito feliz por todo mundo”, seguiu.
“Minha equipe fez um trabalho fantástico e a Yamaha e os pneus Michelin funcionaram muito, muito bem hoje”, elogiou. “A largada da corrida foi uma loucura, pois tinham algumas gotas de chuva e parecia que podia piorar”, comentou.
Colin Edwards ficou com a quarta colocação, 17s223 atrás do vencedor. John Hopkins aparece na sequência, diante de Casey Stoner, James Toseland, Chris Vermeulen e Loris Capirossi. Shinya Nakano completou um top-10 coberto por 39s476.
Alex De Angelis foi o 11º no Estoril, seguido por Toni Elias, Marco Melandri, Sylvain Guintoli, Randy de Puniet e Anthony West. Nicky Hayden e foram os dois únicos que não completaram a disputa.
Com o resultado no Estoril, Lorenzo chegou a 61 pontos e saiu de empatado com Pedrosa na liderança do Mundial de Pilotos — o titular da Honda ocupava a ponta pelo critério de desempate, já que venceu primeiro. Rossi, Stoner e Toseland formavam o top-5 do ranking.
“Estar no topo do campeonato depois de só três corridas é também algo com que nunca sonhei”, desabafou. “No entanto, não podemos nos dar ao luxo de relaxar agora, pois Pedrosa e Rossi também estão aqui e são dois pilotos muito rápidos e inteligentes”, completou.
A MotoGP volta entre os dias 14 e 16 de abril, com o GP das Américas, em Austin. O GRANDE PRÊMIO acompanha .
Relacionado
Acesse as versões em e do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros , e .