RADIO PIONEIRA

NARRAÇÃO DE JOGOS DE FUTEBOL AO VIVO

NOTÍCIAS

Marc Márquez aprova corridas sprint na MotoGP: "Decisão sábia" – Notícia de MotoGP – Grande Prêmio

Nem todos os pilotos do grid da gostaram da adoção das corridas sprint a partir da temporada 2023, mas afirmou que a mudança só tem a acrescentar no campeonato. Na opinião do hexacampeão, a decisão dos responsáveis pela classe rainha “é sábia”.

Márquez acredita que a corrida curta vai proporcionar um espetáculo maior para os fãs. No próximo ano, todas as etapas do calendário contarão com a corrida principal, no domingo, e também com a corrida sprint no sábado à tarde.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube:  | 

MotoGP terá corridas sprint em todas os fins de semana de GP a partir de 2023 (Foto: Michelin)

“Acredito que é uma sábia decisão, especialmente por ser em favor do show”, disse Márquez à revista inglesa Autosport. “Como piloto, gosto dos domingos, pois é quando as corridas acontecem. As corridas sprint vão deixar a ainda mais espetacular e proporcionar o ponto de vista diferente dos fins de semana”, acrescentou.

WEB STORY▶️ 

A corrida sprint vai dar pontos aos nove primeiros colocados da seguinte forma: 12 pontos para o vencedor, nove para o segundo colocado, sete para o terceiro, seis para o quarto e, daí em diante, um ponto a menos até chegar ao piloto que cruzar a linha de chegada em nono, que somará um ponto na corrida curta. Hoje, a pontua os 15 primeiros colocados, com o vencedor recebendo 25 pontos e o 15º, um.

O horário da prova foi definido para as 15h locais e haverá um procedimento de grid de 15 minutos. As corridas sprint terão cerca de 50% da distância total da corrida de domingo, mas a  reforçou que o regulamento para a prova será o mesmo usado nos GPs principais.

Com as mudanças, o sábado da  ficou da seguinte forma: uma sessão de treino livre de 30 minutos pela manhã (semelhante ao TL4 atual, que acontece antes do Q1), com Q1 e Q2 acontecendo na sequência. A tarde fica livre, então, para a realização da sprint. Quanto aos domingos, permanecem da mesma forma, com a prova principal em conjunto com as etapas da Moto2 e Moto3.

A diminuição dos treinos foi um dos principais argumentos dos pilotos contrários à mudança, como . Antes mesmo do anúncio, o espanhol da explicou que é difícil achar uma boa configuração no fim de semana, principalmente em situações adversas, como em casos de chuva. “Se eles reduzirem nosso tempo e tivermos de correr no sábado, acho complicado. Amo corridas, odeio testes de inverno, mas não acho que seja uma boa solução”, disse.

Márquez, no entanto, aponta para a necessidade de as fábricas suprirem a redução nos treinos. “Será menos tempo para treinos, o que tornará o trabalho das fábricas ainda mais importante. Talvez traga mais riscos [para o piloto]? Sim, mas somos pilotos, e, particularmente, eu aceito o desafio”, acrescentou o piloto da .

“É cada vez mais importante nos adaptarmos ao meio, e é o que a Dorna tem feito. Além disso, acredito que as coisas não terminam aqui, mas temos de continuar buscando maneiras de envolver mais pessoas, e vejo o campeonato aberto a isso”, finalizou.

LEIA TAMBÉM

Acesse as versões em e do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros e .