Red Bull se abre para Andretti e Penske na Fórmula 1 – Notícia de Fórmula 1 – Grande Prêmio
FORA VERSTAPPEN, ALGUM PILOTO JOVEM MUDA EQUIPE DE PATAMAR NA FÓRMULA 1?| TT GP #64
A possibilidade de entrada de novas equipes na tem gerado uma boa discussão no paddock. Enquanto alguns se manifestam a favor de projetos como o da Andretti, como é o caso da McLaren e da Alpine, outros se preocupam com a divisão de receitas que aconteceria com novos times na categoria. Christian Horner, chefe da , gostaria de ver um grid maior, mas sabe que o aspecto financeiro vai guiar as decisões da Fórmula 1.
“Se você tirar a parte econômica, ter 24 carros no grid é uma coisa boa. Acho que veríamos mais pilotos jovens que estão tendo dificuldades para arranjar oportunidades. Acho que o problema sempre será como abordar as finanças. Porque, ao incluir duas novas equipes, você dilui as receitas para os dez já presentes”, afirmou o dirigente em entrevista ao canal de televisão britânico Sky Sports.
“Não há rebaixamento ou sistema de promoção, então será algo que os promotores, incluindo Stefano [Dominicali], terão que justificar, especialmente para as equipes menores, já que eles precisariam abrir mão de cinco, dez, 15 milhões para a entrada de uma nova equipe. Acho que a parte comercial vai direcionar. Se eu for idealista, apoiaria completamente mais duas equipes, mas, quando você olha para os números e o quanto vai custar individualmente, é onde a ideia cai”, explicou Christian.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: | ▶️
Protótipo do carro da Andretti na Fórmula 1 (Foto: Reprodução)
A Andretti esteve muito próxima de entrar na neste ano, mas a compra da . Horner afirma que adoraria ver equipes tradicionais americanas na categoria, mas quer ver um novo sistema de distribuição de recursos financeiros para não ser prejudicado e sugere um sistema de equipes clientes.
“A Andretti e a Penske são grandes nomes e acho que seria bom ter uma equipe americana. Sei que temos a , mas ter uma equipe com o nome da Andretti ou da Penske, pessoalmente acho que seria fantástico”, afirmou o chefe da .
Red Bull e Porsche estão juntas para 2026 (Foto: Jeroen Claus/Instagram)
“Poderíamos testar um modelo diferente. Podemos imaginar um cenário de um carro de cliente com uma nova maneira de distribuir o dinheiro. Se eles não são construtores, eles podem apenas receber o dinheiro dos pontos ou o dinheiro do campeonato, mas não o dinheiro dos construtores. Então, isso poderia criar uma terceira coluna de pagamento para uma equipe cliente, e isso não dividiria os times fabricantes. Fornecemos caixas de câmbio, suspensões e outras peças, então porque não ir até ao fim com uma nova equipe?”, cogitou Horner.
A Andretti a partir de 2024. A Audi , mas deve adquirir um time já existente, enquanto a Porsche para 2026.
STROLL REALIZOU SONHO E VIVEU FÓRMULA 1. É HORA DE SAIR DELA Acesse as versões em e do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros e .