27/11/2018 13:52

Quantidade de visualizações: 426

Paulo César Desidério com Asis Wébio

Fotos: Asis Wébio - Rádio Pioneira

Uma das mais tradicionais escolas de Tangará da Serra celebra nesta semana os seus 50 anos. Fundada em 1968, a história da Escola Estadual 29 de Novembro se confunde com a do município de Tangará da Serra, devido a tantas pessoas que por lá passaram e foram importantes para o crescimento da cidade. Para comemorar, uma programação extensa foi elaborada pela escola, com início oficialmente nesta terça-feira (27) com mais uma edição da Expotec.

O diretor da instituição, Jair Bragagnollo, falou a respeito da feira de conhecimento que já se tornou uma tradição nas comemorações de aniversário da Escola.

“São trabalhos apresentados à toda a comunidade escolar, às outras escolas, ao público em geral, que foram desenvolvidos durante o ano no Ensino Médio. Nós temos a modalidade do Ensino Médio Inovador e durante o ano são desenvolvidas diversas atividades em forma de oficinas, que são expostas agora no final do ano para mostrar o que é que foi realizado durante o ano por todos os professores em todas as áreas do conhecimento”, explica.

A agenda comemorativa continua nesta quarta-feira (28), com o Show de Talentos, marcado para iniciar a partir das 19h30. Na oportunidades, os alunos mostrarão suas habilidades culturais à comunidade escolar. Na quinta-feira (29), dia do aniversário do centro de ensino, acontece o tão aguardado lançamento do livro assinado pelo professor Antônio de Melo. ‘Do nascedouro ao jubileu de ouro’, chega para documentar a rica história da escola ao longo dos seus 50 anos.

“Dia 29 é dia do aniversário da escola, nós temos o lançamento e a noite de autógrafos do livro do Antônio Francisco de Melo, nosso professor por tantos anos aqui e diretor também. O livro é ‘Do nascedouro ao jubileu de ouro’ e ele estará autografando o livro das 19h00 às 21h00, dia 29 de novembro”, complementa Jair, ao destacar que na sexta, dia 30, acontece a escolha de Miss e Mister da escola.

Sobre os 50 anos, o diretor agradeceu a toda a equipe da escola, que conta com mais de 110 funcionários atualmente. Segundo Jair, a divisão das responsabilidades acaba por dinamizar o trabalho, para que os resultados e objetivos de todos em prol de uma educação de qualidade sejam alcançados.

“Nós temos que tentar primar para não sair nada errado ou sair da melhor forma possível. Então, é muito trabalho, muita responsabilidade. Evidentemente, eu conto com uma excelente equipe, tanto de professores, funcionários, da limpeza, secretaria, coordenação pedagógica. Tenho uma equipe excelente que realiza as suas atividades, responsabilidades e não recai só para uma pessoa fazer as coisas. São tarefas divididas e todo mundo busca cumprir isso da melhor forma possível”, afirma.

Sobre o desafio de ser diretor, Bragagnollo, que encerra a gestão no mês que vem, disse que o desafio é enorme, bem como o aprendizado. Um dos motivos é justamente a maneira como a escola é vista pela sociedade, como uma das principais do município.
“Independentemente de ser 50 anos, 40 anos, estar a frente do Colégio 29 de Novembro é um imenso desafio. Porque é um colégio tradicional que tem uma história e você tem que manter essa história na continuidade, você não pode deixar isso degringolar ou coisa parecida. Você tem que manter a tradição e manter esse colégio funcionando da melhor forma possível. A sociedade espera da gestão isso, evidentemente tem erros e acertos, mas é um grande desafio estar à frente da Escola 29 de Novembro”, ressaltou.

Outro ato comemorativo foi a inauguração da galeria com todos os diretores que estiveram à frente da Escola 29 durante os seus 50 anos de existência. A próxima a entrar para a galeria é a professora Marilda Finotti, eleita em votação realizada na última semana. Ela assume o cargo a partir do dia 01 de janeiro do ano que vem e ficará no cargo por dois anos.

“A galeria já está organizada. São 17 diretores que tivemos até hoje, desde 68 até 2018. Já está exposta no saguão principal de entrada do colégio e estão lá todos. Desde o pastor Albino que foi o primeiro diretor da escola, até 2018, encerrando os 50 anos da escola”, concluiu.

Escola 29 de novembro inicia comemoração dos 50 anos com ExpotecEscola 29 de novembro inicia comemoração dos 50 anos com ExpotecEscola 29 de novembro inicia comemoração dos 50 anos com ExpotecEscola 29 de novembro inicia comemoração dos 50 anos com ExpotecEscola 29 de novembro inicia comemoração dos 50 anos com ExpotecEscola 29 de novembro inicia comemoração dos 50 anos com ExpotecEscola 29 de novembro inicia comemoração dos 50 anos com ExpotecEscola 29 de novembro inicia comemoração dos 50 anos com ExpotecEscola 29 de novembro inicia comemoração dos 50 anos com ExpotecEscola 29 de novembro inicia comemoração dos 50 anos com ExpotecEscola 29 de novembro inicia comemoração dos 50 anos com ExpotecEscola 29 de novembro inicia comemoração dos 50 anos com ExpotecEscola 29 de novembro inicia comemoração dos 50 anos com ExpotecEscola 29 de novembro inicia comemoração dos 50 anos com ExpotecEscola 29 de novembro inicia comemoração dos 50 anos com ExpotecEscola 29 de novembro inicia comemoração dos 50 anos com ExpotecEscola 29 de novembro inicia comemoração dos 50 anos com Expotec