07/11/2018 07:46

Quantidade de visualizações: 467

Marlenne Maria com Asis Wébio

fotos: Asis Webio/Rádio Pioneira

O assunto esteve em debate em mesa redonda na manhã desta terça-feira (06) nas dependências do Auditório da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra.

O encontro serviu para finalizar o primeiro ciclo de unificação dos protocolos de atendimento na área de saúde mental. Participaram das discussões os Secretários Municipais de Saúde, de Educação e Assistência Social. Foram definidas responsabilidades e atribuições com o objetivo de unificar a linguagem entre todos os profissionais envolvidos com o tema considerado delicado.

O objetivo é evitar desperdícios de esforços e recursos e reduzir o trânsito de pacientes pela cidade por falta de informação sobre onde devem ir para receberem tratamento.

Segundo o Médico Regulador do sistema, Dr. Antônio Mauro, a expectativa em torno da unificação dos protocolos é positiva. “A perspectiva é muito boa. Já temos a estrutura montada. Os protocolos da Assistência Social, da Educação e da Saúde já foram firmados e já foram até compartilhados com o Ministério Público que foi quem precipitou a princípio a realização disto.Vamos agora começar a transformar todos estes documentos parciais em um único documento, para melhor atender a população, diminuindo desperdícios”, explicou.

Segundo o médico, a demanda no setor em Tangará da Serra é considerada dentro da média. “Temos problemas sociais, familiares, que não são necessariamente a serem tratados pela Secretaria Municipal de Saúde. Envolvem, pela própria concepção, um apoio da sociedade em toda as categoriase estamos tentando esclarecer isto para todos os envolvidos, inclusive Judiciário, profissionais da saúde, assistência social e educação e a população em geral, que paulatinamente vai se acostumando com um modelo mais otimizado de atenção”, disse.

Com os ajustes em Tangará da Serra os responsáveis esperam que progressivamente o Estado também assuma suas atribuições para que, de forma mais organizada e mais eficiente sejam atendidas demandas da população de Tangará.

Atendimento à Saúde Mental terá protocolo unificado em Tangará da SerraAtendimento à Saúde Mental terá protocolo unificado em Tangará da Serra