25/10/2018 07:10

Quantidade de visualizações: 155

Rádio Pioneira com assessoria

foto: divulgação.

O câmpus de Juara da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) chegou ao “Encontro Mato-grossense de Artes Cênicas - Teatro, circo e dança: perspectivas e trajetórias” com apresentação de artes circenses e danças com o grupo Corpo em Movimento. Já o grupo do curso superior Tecnólogo em Teatro da Unemat em parceria com a Associação Cultural Cena Onze e SP Escola de Teatro, entrou em cena com apresentações de peça e esquete teatral. Cerca de 400 pessoas prestigiaram a primeira edição do evento que contou com a presença de nomes importantes do cenário cultural como os dos humoristas J. Astrevo e Lioniê Vitório da dupla Nico e Lau e os atores Eduardo Butakka e Sandro Lucose.

O projeto “Circo Escola: educação e alegria no Vale do Arinos” é coordenado pela professora, Lori Hack de Jesus. Durante o encontro seus participantes exibiram apresentações de equilíbrio na prancha, malabares, bambolês, laço, paninho chinês e palhaçadas. O grupo do projeto Corpo em Movimento, coordenado pela professora Maria Cleitiane Vedovetto Leandro, se apresentou com números de dança afro e puxada de rede.

O professor Agnaldo Rodrigues da Silva, coordenador pedagógico do curso de Teatro, pela Unemat, ainda participou da mesa de debate “A prática das artes cênicas institucionalizadas” e o professor Joaquim Gama, coordenador pedagógico do curso de Teatro pela SP Escola de Teatro, fez a conferência de abertura com a palestra “Diálogos para as Artes Cênicas”.

O Encontro Mato-grossense de Artes Cênicas buscou promover interação, experiências de cooperação e trocas de saberes com ampliação da rede de produção cultural no estado. A comunidade acadêmica da Unemat participou e prestigiou o evento com representantes dos câmpus de Barra do Bugres, Cáceres, Juara, Nova Mutum e Sinop.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Anderson Amaral esteve presente desde a abertura e ao final fez suas considerações: “O evento proporcionou o fortalecimento do movimento das artes cênicas no estado; a ampliação das possibilidades do fazer artístico; estimulou o aperfeiçoamento e a profissionalização das artes cênicas. Arte tem importância fundamental no desenvolvimento do pensamento criativo, da imaginação, da reação, do pensamento simbólico, da representação dos desejos, da produção de sentidos e símbolos”, destacou Amaral.

O evento foi realizado ontem (23) e hoje (24) no Teatro Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus Cuiabá. Proposto pelo “Grupo Cena Livre de Teatro” da UFMT, o encontro foi realizado pela Unemat, UFMT, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e prefeitura municipal de Cuiabá.