09/10/2018 13:19

Quantidade de visualizações: 200

Marlenne Maria com Asis Wébio

Foto: arquivo/Rádio Pioneira

O Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas foi comemorado na última sexta-feira, dia 05 de outubro no Brasil.

A data revestiu-se de grande importância na opinião da consultora do SEBRAE Mato Grosso Eliane Ribeiro Chaves, dada a grande contribuição destas empresas para a economia nacional. “É uma data importante como qualquer data comemorativa no país, porque este seguimento das micro e pequenas empresas contribui fortemente para a estabilidade econômica, principalmente para a geração de empregos e renda no país”, disse ela.

Segundo a consultora, em qualquer município no Brasil a microempresa representa para muitos trabalhadores a única oportunidade de ocupação profissional digna. “Temos a representatividade da microempresa em todos os aspectos. No econômico uma grande contribuição para o PIB brasileiro, uma evidência incontestável. Temos a geração de empregos, onde recentemente nossas estatísticas demonstraram que a micro e pequena empresa tem contribuído fortemente para a geração de empregos”.

Ela explicou que em Mato Grosso, foi registrado saldo positivo neste ano em relação a 2017 na criação de empregos pelos pequenos. “De janeiro a agosto deste ano um crescimento de 8,61%. Só em agosto, das vagas criadas pelas pequenas empresas, 60% são empregos novos no seguimento dos pequenos negócios. Isto representa a força e a contribuição da micro e pequena empresa para nossa economia”.

Eliane ressaltou ainda a importância dos pequenos negócios no que se refere a oferecer melhorias constantes na entrega de produtos e serviços. “Isso vem desde o campo. Hoje temos aqui no Sebrae Mato Grosso, projetos que estão ajudando a produzir alimentos, que é uma grande demanda para a sociedade não só do Brasil, mas também do exterior. Podemos ter uma grande contribuição destes negócios que produzem leite, peixe, os hortifrúti e uma série de produtos que somam com os grandes empreendimentos e colocam alimentos par a o mundo”.

Incentivos

O SEBRAE Mato Grosso tem incentivado projetos em todos os seguimentos. “Temos trabalhos no setor de produção de alimentos na agricultura e pecuária, temos um trabalho forte nos principais seguimentos das potencialidades do nosso estado, entre estes o turismo. Temos um trabalho muito forte na economia criativa, trazendo uma nova matriz na nossa economia com serviços ligados à arte, criatividade e tecnologia, onde temos um trabalho forte com as Startups. Trabalhamos a cultura do empreendedorismo também nas escolas, com forte trabalho coma s instituições de ensino levando conceitos e práticas de sustentabilidade e empreendedorismo, para que nasça uma nova geração de empreendedores em nosso estado, capazes de competir em qualquer padrão internacional”.

É preciso dar visibilidade

A consultora ressalta que é preciso mostrar a contribuição das micro e pequenas empresas para a economia. “Temos certeza de que cada vez mais no Brasil a visibilidade e o reconhecimento da importância das pequenas empresas precisam ser estendidas para todas as áreas da sociedade. Devemos muito respeito a estas pessoas que lidam com todas as dificuldades de qualificação de mão de obra, de dificuldades de acesso à tecnologia, conhecimentos e crédito e honrosamente fazem seu trabalho dando a contribuição para o país de forma digna e merecedora de aplausos. Todas as instituições e governos precisam criar ambiente mais favorável para que estes empreendimentos aumentem a contribuição e a competitividade de todas as cadeias produtivas porque elas agregam muito valor”.