06/10/2018 07:46

Quantidade de visualizações: 297

Marlenne Maria com Gilvan Melo

Fotos: Gilvan Melo/ Rádio Pioneira

O evento foi realizado na sede do Grupo de Apoio Oncológico - GAO, nesta sexta-feira (05). Avaliado com um sucesso, o evento serviu, além de lançar a campanha, para angariar recursos para a entidade.

“É uma campanha que tem o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção. Mas, também é um evento em que vamos angariar recursos para que possamos apoiar as pessoas que recebem atendimento pelo GAO”, disse Nereide Martineli, integrante da equipe do Grupo GAO.

Em entrevista à Rádio Pioneira ela destacou que a sede da entidade foi construída e vem sendo melhorada com a ajuda da população. “Tudo que temos aqui na sede foi construído com apoio da população. Enquanto fomos ajudando as pessoas fomos construindo este espaço que é para ser usado com os pacientes apoiados”.

A programação para outubro e novembro tem mais dois eventos marcados. “Vamos ter a 2ª Macarromama no dia 26 de outubro e o Petisco Solidário dia 09 de novembro, lançando a campanha Novembro azul. Durante estes dois meses vamos também realizar várias palestras e panfletagens, tudo para alertar a população para que faça a prevenção do câncer”, ressaltou Nereide.

Gabriela Oliveira, Médica Ginecologista, palestrante na 1ª Macarromama, destacou a importância de se conscientizar para a prevenção do câncer. “Estamos fazendo a abertura do nosso outubro rosa, com o GAO dando todo o apoio aos pacientes oncológicos. É o mês de procurarmos nosso ginecologista e fazer os exames de prevenção, a mamografia e o exame de colo de útero para prevenir as doenças. Lembrando que é importante ter alimentação adequada e atividade física para ter qualidade de vida”.

A médica explica que quanto mais precocemente o diagnóstico é feito, as chances de tratamento e cura são maiores. “Por isso é importante esta prevenção, porque o diagnóstico precoce é fator primordial para o sucesso no tratamento. No caso do câncer de mama são as mulheres de raça branca e mulheres com mais de 50 anos que tem mais chances de ter o problema. Também entram aquelas que tem histórico familiar, aquelas que não tem filhos ou que entraram na menopausa precocemente”.

​1ª Macarromama do GAO lançou campanha Outubro Rosa em Tangará da Serra​1ª Macarromama do GAO lançou campanha Outubro Rosa em Tangará da Serra​1ª Macarromama do GAO lançou campanha Outubro Rosa em Tangará da Serra​1ª Macarromama do GAO lançou campanha Outubro Rosa em Tangará da Serra​1ª Macarromama do GAO lançou campanha Outubro Rosa em Tangará da Serra