28/09/2018 13:29

Quantidade de visualizações: 405

Marlenne Maria com Asis Wébio e Gilvan Melo

foto: divulgação.

O evento foi realizado durante dois dias nesta semana, reunindo público expressivo, tanto nas palestras, debates e mesas redondas, quanto na visitação ao campo experimental.

No espaço, localizado anexo ao Campus da Unemat Tangará da Serra foram montados estandes, onde diversas empresas puderam mostrar novas ferramentas, insumos e tecnologia para a produção.

O Coordenador do Evento, professor da Unemat, William Krause ressaltou o evento como grandioso em sua primeira edição. “Foi extremamente positiva. Participantes, expositores, produtores e todos os que estiveram ali puderam conferir novas tecnologias, equipamentos, ferramentas e insumos. Foi um ambiente onde produtores e interessados puderam se aproximara ainda mais das empresas e as empresas também enxergarem ainda mais a possibilidade de grandes negócios voltados para a horticultura”.

Ele lembrou que é conhecida a lacuna que existe em termos de falta de produção suficiente de flores, frutas e hortaliças em Mato Grosso. “O Estado não produz tudo que consome, pelo contrário, a maioria do que é consumido é trazido de fora e vemos este grande potencial. Esta feira foi esta oportunidade, onde nos reunimos e pudemos conversar, trocar experiências e produtores e empresas que fornecem insumos, equipamentos e máquinas para produção puderam estreitar o contato. Através dos minicursos e palestras todos pudemos aproveitar bem estes dois dias”.

Segundo o Professor, em agosto de 2019 será realizada a 2ª Feira Estadual MT Horticultura. “Sem dúvida nenhuma estará melhor que esta. Com envolvimento e participação de todos, com certeza apresentaremos uma feira ainda melhor para comunidade, produtores e empresas. Agradecemos a todas as empresas, aos produtores, estudantes, às entidades e órgãos públicos, enfim, todos os que acreditaram neste projeto e estiveram conosco. Agradecemos também à Rádio Pioneira e toda a imprensa local que nos ajudou na divulgação que foi imprescindível para que tivéssemos todo este público. Pessoas de Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Rosário Oeste, Marilândia, Arenápolis, Nortelândia, Diamantino, Sinop, Campo Novo, Sapezal e de Tangará da Serra, nos prestigiaram. Foi importante para reunirmos todas estas pessoas em torno deste objetivo que é a horticultura”, destacou William Krause.

Também avaliou muito positivamente o evento o Secretário Municipal de Agricultura, Ander Santos. “Temos um convenio há seis anos com o Campus local da Unemat na pesquisa e extensão e temos investimentos lá como um laboratório de melhoramento genético que trabalha com banana e abacaxi, temos um campo de 6 hectares mantido com insumos e irrigação mantido pela secretaria e laboratório de análise de pragas e doenças além das culturas florais. Isto foi evoluindo para os dias de campo, para os seminários, encontros regionais e agora ousamos sonhar um pouco mais alto, fazendo uma grande feira que demonstrasse toda a pujança e abrangência de todos os envolvidos no setor”.

O Secretário ressaltou que o propósito maior é ajudar o homem do campo a agregar valor à produção e à propriedade rural. “Buscamos mostrar ao homem do campo que há possibilidades outras de agregar valor e melhorar aquelas que já estão sendo explorada. Avaliamos que foi uma feira com bastante abrangência. A expectativa era de duas mil pessoas e chegamos próximo a isto. Semana que vem faremos uma reunião de avaliação, para melhorar o que for possível para as próximas”.

Ander Santos também destacou o grande volume de pessoas de outras cidades. “Um grande evento. A cidade sentiu o impacto dela e nós que estávamos lá presenciamos visitas até de outros estados que vieram conhecer tecnologias a que eles não tinham acesso. Este era nosso objetivo, além de divulgar todo o produto de Tangará da Serra”.

​1ª Feira Estadual MT Horticultura em Tangará  teve público expressivo e bons resultados​1ª Feira Estadual MT Horticultura em Tangará  teve público expressivo e bons resultados​1ª Feira Estadual MT Horticultura em Tangará  teve público expressivo e bons resultados​1ª Feira Estadual MT Horticultura em Tangará  teve público expressivo e bons resultados​1ª Feira Estadual MT Horticultura em Tangará  teve público expressivo e bons resultados​1ª Feira Estadual MT Horticultura em Tangará  teve público expressivo e bons resultados​1ª Feira Estadual MT Horticultura em Tangará  teve público expressivo e bons resultados​1ª Feira Estadual MT Horticultura em Tangará  teve público expressivo e bons resultados