28/09/2018 13:10

Quantidade de visualizações: 231

Paulo César Desidério com Gilvan Melo

Foto: Gilvan Melo - Rádio Pioneira

A Câmara Municipal de Vereadores aprovou uma suplementação que destina o valor de R$ 3 milhões para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec). A autorização do Legislativo aconteceu na sessão ordinária da última terça-feira (25). O valor será dividido entre a reforma da Escola Municipal Fábio Diniz Junqueira, no Jardim dos Ipês, e a aquisição de três ônibus para o transporte escolar.

Sobre a reforma do centro de ensino, segundo o secretário municipal de educação e cultura, Gilmar Utzig.
“A escola está realmente em condições bem precárias e o projeto para essa reforma já está pronto para ir para licitação. Foi suplementado esse valor, aprovado pela Câmara para essa reforma na escola Fábio Diniz. A escola fica no Jardim dos Ipês, um bairro que já merece essa escola nova porque realmente as condições não estão boas”, afirmou, ao destacar que quanto aos ônibus, dois serão de grande porte.

“Serão três ônibus a princípio, dois ônibus grandes e um ônibus menor adaptado para o Centro Municipal Isoldi Storck, com rampa, todo adaptado. Acreditamos que até o final do ano eles já estarão aqui à disposição”, pontuou.

Com pouco mais de um mês à frente da pasta, Gilmar avaliou a missão de dar continuidade ao trabalho do ex-secretário Adriano Fernandes. Segundo ele, muita coisa já estava encaminhada e outras novas virão.

“Em um mês de secretaria, já demos andamento a vários projetos que já estavam sendo trabalhados com o ex-secretário Adriano, como por exemplo a reforma da Juscileide Praxedes, que já teve uma empresa que ganhou essa licitação para fazer uma reforma geral e então, nos próximos dias, será feita essa reforma que é um projeto que já vinha sendo finalizado. Há outras pequenas reformas nas escolas que estão em andamento, como por exemplo no Ayrton Senna, está sendo feita uma reforma geral nos banheiros, no piso, pintura. São várias pequenas reformas que estão sendo feitas em vários centros municipais de ensino e isso também é de todos projetos que já vinham sendo feitos e executados e nós simplesmente estamos dando andamento e condições para que esses pequenos reparos sejam finalizados o quanto antes”, declarou.

Outro projeto recém finalizado foi o de reforma geral da creche Atacílio de Souza, que contemplará uma entrada para veículos grandes, um novo parque para as crianças, ampliação de salas de aula e toda uma remodelação na estrutura que atualmente conta com espaço pequeno. Este investimento será em torno de R$ 1,5 milhão. Gilmar frisou ainda que está visitando as escolas para compreender melhor as demandas de cada uma delas.

“Estamos in loco verificando as condições dos centros municipais porque às vezes a visão do gestor é importante. As solicitações são muito grandes, as demandas são bem grandes. Nós temos que ver o que é prioridade. Claro que para cada centro municipal, o que tem de ser feito lá é prioridade. A escola Gentila Susin Muraro necessita de um grande investimento também e nós já estamos trabalhando em cima desse projeto, assim como o Antenor Soares que precisa de um projeto de reforma muito grande também, José Nodari com ampliação de salas, a Tia Lina que o projeto está praticamente pronto, estamos em fase acelerada nas obras da creche do Morada do Sol. Então, são dezenas de projetos que estão sendo executados e em finalização para serem executados”, destacou.