12/09/2018 13:43

Quantidade de visualizações: 288

Paulo César Desidério com Gilvan Melo

Fotos: Asis Wébio/ Rádio Pioneira

A comunidade sulista e apreciadores estão mais do que convidados para exaltar e praticar a tradição. Isso porque logo no início da manhã desta quarta-feira (12), uma mateada foi realizada na Praça da Bíblia com direito a muito chimarrão e ponteio de gaita de fole. A atividade foi a primeira da programação da 30ª Semana Farroupilha, que começa hoje e vai até a quinta-feira que vem com comidas típicas, fandangos, apresentações culturais e muito mais da cultura gauchesca.

O patrão do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Aliança da Serra, Jeferson Zucchi, falou sobre o simbolismo do chimarrão e do instrumento musical para aqueles que nasceram no estado do Rio Grande do Sul.

“O chimarrão é um convite a toda a sociedade que queira participar e a gaita representa a animação que nós vamos ter nessa 30ª Semana Farroupilha do CTG Aliança da Serra. É um momento em que a gente sai do CTG, vem para a praça mostrar um pouquinho da nossa cultura e está demonstrando que o CTG é uma entidade aberta, que recebe a todos que lá estarão passando nessa 30ª Semana Farroupilha”, afirmou.

Oficialmente, a Semana Farroupilha será aberta logo mais à noite, com a missa crioula, onde será aceso um dos maiores símbolos da semana comemorativa: a chama crioula.

“Nossa abertura oficial é hoje à noite, quando vamos acender a chama crioula durante a missa crioula, que estaremos realizando no CTG a partir das 19h30. Logo após a missa, teremos o jantar. Quem quiser participar só da missa, não há necessidade de ingresso para poder entrar no CTG, bem como todos os dias. Se quiser só visitar, está liberado. Não tem valor nenhum para entrar no CTG”, destacou Zucchi.

Os mais que tradicionais cafés de chaleira não poderiam ficar de fora, bem como a rivalidade do futebol, por meio do Grenal de Bombacha. O complexo esportivo, obra sonhada pelos associados do CTG será inaugurado no sábado, logo após a partida. No domingo, o costelão, uma das tantas especialidades pelas quais a culinária gaúcha é conhecida, acontecerá, seguido do sorteio de prêmios.

“Quinta, sexta e sábado teremos cafés de chaleira. Hoje a noite teremos no jantar risoto, amanhã porco a paraguaia, na sexta jantar italiano dançante com apresentações culturais todos os dias, declamações, chula, danças. No sábado, teremos o grenal de bombacha à tarde e à noite a carneirada com a inauguração do Centro Esportivo do CTG Aliança da Serra, que é uma obra nova que estaremos inaugurando lá. Já no domingo, o costelão tradicional a partir das 11 horas e às 13 horas, teremos sorteio de prêmios”, aponta o patrão, que descreveu a continuidade da programação e convidou toda a população para participar.

“Na segunda-feira inicia os jogos, os nossos torneios de bocha e truco e depois também teremos o carreteiro que é o jantar a R$ 15,00. Na terça, teremos a sequência dos jogos e cinema ao ar livre. Na quarta, a final dos jogos e no jantar, tortei. Na quinta-feira, o encerramento do cupim recheado e a extinção da chama crioula referente à semana farroupilha”, concluiu.

Tangará: Mateada na Praça da Bíblia abriu programação da 30ª Semana FarroupilhaTangará: Mateada na Praça da Bíblia abriu programação da 30ª Semana FarroupilhaTangará: Mateada na Praça da Bíblia abriu programação da 30ª Semana FarroupilhaTangará: Mateada na Praça da Bíblia abriu programação da 30ª Semana FarroupilhaTangará: Mateada na Praça da Bíblia abriu programação da 30ª Semana FarroupilhaTangará: Mateada na Praça da Bíblia abriu programação da 30ª Semana FarroupilhaTangará: Mateada na Praça da Bíblia abriu programação da 30ª Semana FarroupilhaTangará: Mateada na Praça da Bíblia abriu programação da 30ª Semana Farroupilha