25/08/2018 08:15

Quantidade de visualizações: 782

Paulo César Desidério com Gilvan Melo

Fotos: Gilvan Melo/ Rádio Pioneira

Uma parceria entre o Sindicato Rural com o programa MT Horticultura desenvolvido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), junto com a Associação dos Engenheiros Agrônomos. O time se junta ao Senar, por meio do programa Senartec, para oferecer assistência técnica voltada ao setor da horticultura. Deste modo, produtores de frutas e hortaliças do município serão atendidos com capacitação.

De acordo com William Krause, professor do curso de Agronomia do campus de Tangará da Serra da Unemat, falou a respeito da união entre as entidades e do trabalho que passará a ser desenvolvido.

“Mais uma ação do MT Horticultura junto a esses parceiros é agora fomentar a horticultura por meio desse programa do Senartec. Então, a gente entende que aqueles produtores que participarem vão ter um ganho de produtividade e, consequentemente, aumento de renda. Esse é um projeto piloto em Mato Grosso. Evidentemente, caminhando aqui e o projeto dando certo, pode ser aplicado em outras áreas do estado”, disse.

Claudio Terzi, representante da Associação de Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra, declarou que a classe está feliz por participar do projeto.

“Nós entendemos que os principais insumos da atividade agropecuária em geral, hortaliças e frutas é a assistência técnica. Na união dessas entidades foram buscar um parceiro que trouxe a possibilidade de ofertar de forma gratuita durante três anos assistência técnica para um número de produtores aqui da região. A gente está muito contente, muito satisfeito, esperamos que os agricultores venham e aproveitem essa possibilidade. Que com assistência técnica, com tecnologia, a gente consiga aumentar produção, produtividade e renda do produtor. É para isso que estamos trabalhando”, ressaltou.

O gerente técnico do Senar, Guto Zanatta, celebrou a união e exaltou a importância do trabalho integrado entre os grupos, no intuito de levar conhecimento aos produtores rurais de menor escala.

“Aqui em Tangará existem mais de 1100 produtores hortifrutigranjeiros, flores e etc. Isso significa que nós precisamos de muitas entidades juntos para poder atender e levar conhecimento até o campo. O Senar, cumprindo seu papel, vai vir somar a esse projeto junto com o Sindicato Rural, trazendo além da assistência técnica os cursos que a gente frequentemente faz e que atendemos nessa cadeia da onda de cultura, para levar também mais capacidade e mais conhecimento para esse produtor”, afirmou.

Para a diretora do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Eloiza Zuconelli, o trabalho de integração é de grande relevância. Ela salientou que o Sindicato Rural visa sempre amparar a todos os produtores, seja lá quais foram as culturas produzidas por eles.

“Devagar a gente vai ampliando a nossa forma de atuação, saindo um pouquinho e dando uma ênfase maior para o produtor de hortifrúti que assim como o produtor de soja, milho e gado, são produtores de alimentos. Aqui nós temos que lembrar que este sindicato é um sindicato de produtores de alimentos. Independente da cultura que produza, a casa do produtor a gente quer que seja aqui, que todos se sintam à vontade no nosso sindicato”, avaliou.

Parceria levará capacitação a produtores de frutas e hortaliças de Tangará e regiãoParceria levará capacitação a produtores de frutas e hortaliças de Tangará e regiãoParceria levará capacitação a produtores de frutas e hortaliças de Tangará e regiãoParceria levará capacitação a produtores de frutas e hortaliças de Tangará e regiãoParceria levará capacitação a produtores de frutas e hortaliças de Tangará e regiãoParceria levará capacitação a produtores de frutas e hortaliças de Tangará e regiãoParceria levará capacitação a produtores de frutas e hortaliças de Tangará e regiãoParceria levará capacitação a produtores de frutas e hortaliças de Tangará e regiãoParceria levará capacitação a produtores de frutas e hortaliças de Tangará e regiãoParceria levará capacitação a produtores de frutas e hortaliças de Tangará e região