10/08/2018 07:35

Quantidade de visualizações: 332

Marlenne Maria com Asis Wébio

O Instituto atua em Tangará da Serra desde 2007. Com o apoio das empresas do instituto Canopus, são mantidos projetos diversos, entre os quais o de formação de pessoas para o voluntariado.

Lena Amaral, integrante da equipe do Instituto Canopus em Tangará da Serra ressaltou em entrevista à Rádio Pioneira que o trabalho todo é feito por amor ao próximo. “É por amor, por ajuda ao próximo. O Instituto Canopus nos proporciona uma maneira de ajudar as pessoas. Aqui em Tangará abraçamos esta causa. Acabamos de formar 64 novos voluntários, despertando neles o amor ao próximo. Nós plantamos a semente de solidariedade no coração destas pessoas. Elas vão decidir quando saem do instituto, se vão usar em causa própria, na família ou na comunidade. Em algum lugar com certeza elas usarão. Nós precisamos às vezes cuidar da gente primeiro, nos fortalecer em todos os sentidos para depois sair e levar amor às pessoas”.

Ela explica que os voluntários formados pelo programa, são a princípio ajudados e cuidados. “Neste final de semana, cuidamos destas pessoas, ajudamos elas a verem o mundo de outra forma. Mudamos nelas a maneira de ver o mundo e as pessoas. A primeira semente é esta”, disse.

Outro trabalho realizado pelo Canopus está ligado à área de educação e relacionamentos. “Este projeto se chama Primeiro Passo. Nele, levamos jovens e adolescentes que estão saindo do ensino médio, para que eles possam entrar no mercado de trabalho. O mercado hoje pede experiência, mas como você vai ter experiência se você nunca trabalhou? Então este projeto proporciona aos jovens que às vezes não procuram ou não conseguem fazer cursos, uma maneira de entrar nas empresas pela porta da frente. Ensinamos como conversar com as pessoas, como atender uma pessoa e estar na frente em qualquer área: administrativa, comercial ou recepção”.

Festa Caipira

Visando angariar recursos para manter o projeto Primeiros Passos e também para financiar a já tradicional Festa das Crianças, o Instituto Canopus realiza no próximo dia 24 de agosto uma Festa Caipira. Os convites estão à venda por R$ 25,00 com direito a saborear à vontade todos os pratos que serão servidos.

“Quem quiser participar só precisa falar com um de nossos funcionários. Fazemos uma festa bacana onde vendemos os convites em prol do dia da criança. No ano passado 1.300 crianças foram atendidas com um dia feliz na Vila Esmeralda. Uma grande festa, com tudo que elas têm direito. Esta festa do dia 24 nos proporcionará uma condição de ajudar estas crianças. O instituto nos ensina como ir atrás do que precisamos”, disse Lena.

A festa em prol das crianças é realizada anualmente e visa beneficiar crianças de bairros menos favorecidos. “Esta festa do dia 24 é para arrecadar fundos para fazermos uma festa gratuita para crianças carentes de alguns bairros de Tangará da Serra. Então, convidamos a todos que queiram se unir a nós nesta causa”.

​Instituto Canopus formou nova turma de voluntários em Tangará da Serra​Instituto Canopus formou nova turma de voluntários em Tangará da Serra​Instituto Canopus formou nova turma de voluntários em Tangará da Serra​Instituto Canopus formou nova turma de voluntários em Tangará da Serra