11/07/2018 07:46

Quantidade de visualizações: 406

Marlenne Maria - da Redação

Foto: Asis Wébio/Rádio Pioneira.

Jéssica Gonçalves Melo foi escolhida para ser a Representante Distrital do Rotaract Clube, no Distrito 4440. Sobre o novo papel dentro da instituição, ela falou em entrevista ao programa O Povo no Rádio da Pioneira nesta terça-feira (10).

Ela entrou no Rotaract há oito anos e conta que desde então houve muitas mudanças em sua vida. “Mudou muito. Eu era muito tímida e hoje faço discursos e tenho muitos amigos”.

Em relação ao novo cargo, a responsabilidade para a jovem é grande. “Basicamente eu sou a governadora Distrital que compreende todo o estado de Mato Grosso. Tenho uma equipe e nós auxiliamos os clubes a se manterem com relatórios em dia, a se envolverem com o Rotary Internacional, a fundar mais clubes e assessora-los quando precisarem”, explicou Jéssica.

A tangaraense falou com satisfação da experiência iniciada no último dia 1º. Ao todo são 29 clubes no estado que são visitados pela representante. “Será um ano de muitas viagens. São clubes muito fortes e temos clubes abrindo em novas cidades também, aos quais vamos assessorar. Emprego e família ficam um pouco de lado porque viajamos muito”.

Sobre as expectativas em relação ao posto, Jéssica acredita que experiência será enriquecedora. “É incrível. Aprendemos a nos comunicar, fazer discursos e fazemos muitos amigos. Quando entramos no Rotaract passamos a falar uma língua única, que é pensar nos outros”, afirma.

A rotaractiana ressaltou que o propósito de quem entra para o clube de serviço é mudar a vida das outras pessoas com gestos simples ou com projetos impactantes. “São projetos que são vencedores de prêmios nacionais e temos projetos também como por exemplo o de comprar 100 lençóis para a Unidade Mista. São projetos pequenos, mas conseguimos alcançar grandes quantidades de pessoas”.

Em Tangará o Rotatarc Clube, que tem hoje 17 membros tem vários projetos voltados a setores diversos, como o meio ambiente, por exemplo.

No próximo final de semana os integrantes participam em Sorriso da Conferência Distrital onde serão apresentados os projetos de cada clube. E neste ano um desafio para os mato-grossenses. “O distrito está recebendo a maior conferência nacional, para mais de 600 jovens. Acontecerá em Cuiabá e conheceremos então projetos de todo o Brasil e teremos treinamentos. Todos falarão sobre o mesmo tema: como podemos mudar a nossa sociedade e ajudar”, explica Jéssica.

Segundo ela para se tornar rotaractiano, basta ter entre 18 e 30 anos e vontade de servir. “Quem é de Tangará e quiser conhecer pode ir às reuniões que acontecem aos sábados às 13:30 na Casa da Amizade. Neste sábado não estaremos lá porque estaremos em Sorriso, mas nos outros sábados todos estaremos lá”.