29/06/2018 07:27

Quantidade de visualizações: 135

Rádio Pioneira com Gazeta Digital

Um dos eventos mais aguardados do calendário cultural de Mato Grosso, o Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, começa nesta sexta-feira (29). Para manter a tradição, uma lista de grandes atrações musicais dos mais variados estilos, além de atividades para a comunidade, prometem fazer deste mais um evento histórico. Hoje, quem abre a série de shows é a dupla João Bosco & Vinícius, que também dá uma canja no final da tarde no Palco da Gazeta para os ouvintes das rádios do Grupo Gazeta de Comunicação.

Mas ainda tem muito mais com Paula Fernandes e Orquestra Paulistana de Viola Caipira (30), Barão Vermelho (6/7) e Jota Quest (7/7), entre outros.

Será uma verdadeira maratona musical. Somente de shows são cerca de 20 em dois fins de semana, com artistas nacionais e regionais que prometem agradar os mais diferentes tipos de público. Começa já em grande estilo com a dupla sul-mato-grossense que é considerada a precursora do chamado “sertanejo universitário”. Isto porque, no final da década de 1990, o acadêmico de Odontologia João e o acadêmico de Fisioterapia Vinícius resolveram juntar o talento levado de maneira solitária e começar a “correr” os barzinhos da cidade de Campo Grande.

Luiz Fernando Vieira

A ideia deu tão certo que em pouco tempo eles se tornaram um dos maiores sucessos de sua geração. Com a projeção foram só colecionando hits, muitos deles certamente reservados para o show desta noite, em Chapada. Em qualquer apresentação o público espera ouvir canções como “Deixa a Gente Quieto”, “Não Era Você”, “Deixaria Tudo” e “Amiga Linda”. Mas eles não ficam só no repertório clássico, apresentando novidades. Recentemente, gravaram novas versões de clássicos do início da carreira para o projeto “Segura Maracaju”. E lançaram o single “Super Homem Chora”.

São novos capítulos de uma história repleta de êxitos e dedicada ao sertanejo que está completando 25 anos. São vários CDs e DVDs lançados, alguns deles conquistando discos de platina, shows pelo país inteiro e até internacionais. Orgulham-se de terem sido indicados várias vezes ao Grammy de “Melhor Álbum de Música Sertaneja”, levando para casa o de 2011, assim como o Prêmio de Música Digital 2010 de “Música Mais Vendida” com “Chora Me Liga”, entre outros.

Outras atrações da noite - Antes da dupla João Bosco & Vinícius subir ao palco, quem tratará de “aquecer” os presentes são dois talentos regionais. Um deles é a dupla Conrado & Gabriel, que é de Chapada dos Guimarães. Outro é a dupla Cristina & Regina, que já é bastante conhecida do público da Grande Cuiabá.

Após o show nacional, o sertanejo invade a madrugada com uma das maiores revelações do sertanejo de Mato Grosso, a dupla Denner & Douglas. Os cantores estão há mais de seis anos no mercado e se projetaram inicialmente com a música “Então Foge” (dos próprios), que foi regravada pela dupla de renome nacional Marcos & Belutti, hoje com dezenas de milhões de acessos no YouTube.

Sem perder tempo, Denner e Douglas emplacaram um novo hit, “50 Tons de Pinga”, com ritmo dançante e uma história com tom hilário, e com uma sugestiva paródia do nome do famoso filme “50 Tons de Cinza”. Além de lançar singles como “Olhe Pro Lado” e “Chora Nesse Corpo”.

Otmar de Oliveira

Programação paralela - Os shows acontecem sempre às sextas e sábados, mas o clima de Festival de Inverno se prolonga pelos fins de semana com uma programação especial que reunirá 19 companhias e mais de 80 artistas, em um espaço permanente de convivência cultural para crianças na Praça Dom Wunibaldo, no centro da cidade.

Coordenadas pelo ator, artista de circo e produtor Luciano Bortoluzzi, do Trio Pirathiny, as atividades incluem dança, música, teatro, circo, artes plásticas, folclore, artesanato, fotografia, contação de histórias e capoeira. Tudo acontecendo continuamente nos sábados e domingos do Festival.

Serviço - O 33º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães será realizado de 29 de junho a 8 de julho, com entrada franca. É uma realização do Instituto Usina e do Grupo Gazeta de Comunicação, com apoio da Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães, Governo de Mato Grosso e Assembleia Legislativa, além do Exército Brasileiro e iniciativa privada.