29/06/2018 07:21

Quantidade de visualizações: 198

Paulo César Desidério com Gilvan Melo

Fotos: Gilvan Melo/ Rádio Pioneira

Tangará da Serra foi a única cidade de Mato Grosso além da capital, Cuiabá, a receber o Asteroid Day. Em nossa cidade, o evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (28), no campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e reuniu acadêmicos da Unic, Unopar e alunos das escolas Silvio Paternez, José Nodari e 29 de Novembro. Segundo números da organização, cerca de 150 pessoas estiveram reunidas no auditório da instituição.

De acordo com Francisco Américo da Silva, professor do IFMT em Tangará, a atividade ocorre anualmente em menção ao dia 28 de junho de 1908, quando um asteroide caiu sobre a cidade de Tunguska, na Sibéria, destruindo mais de 1 milhão de km².

“O Asteroid Day é um evento mundial que fala da história do asteroide e tivemos uma excelente palestra com a acadêmica Maria Gislaine que também está trazendo uma exposição de meteoros de várias partes do mundo para que a gente desperte sobre o que realmente acontece, os fenômenos naturais que já aconteceram como a extinção dos dinossauros, outro que já aconteceu em 2013 na Rússia e a Terra é todo dia bombardeada de meteoritos. É uma forma de divulgar, faz parte de outras áreas do conhecimento como a geografia, a física, essa é a razão do evento”, afirmou o professor, ao exaltar a interação entre o público e a aproximação em relação ao tema, que vai muito além dos filmes de ficção científica.

“É um evento educacional. Então, o aluno começa a entender que não é só nos filmes de ficção. Temos belos filmes que retratam, mas aqui trouxemos registros reais e recentes para que realmente os nossos estudantes possam compreender o que está acontecendo no nosso dia a dia. Os professores que estão participando hoje, certamente serão convidados para que no próximo ano a gente possa fazer um evento maior, manhã, tarde e noite com observação astronômica, com oficinas de construção de meteoritos, enfim, é o momento de criarmos laços. Que o Instituto Federal, junto com outras instituições voltadas ao ensino estejam presentes nesse momento”, concluiu.

Tangará: IFMT reúne estudantes no Asteroid Day Tangará: IFMT reúne estudantes no Asteroid Day Tangará: IFMT reúne estudantes no Asteroid Day Tangará: IFMT reúne estudantes no Asteroid Day Tangará: IFMT reúne estudantes no Asteroid Day Tangará: IFMT reúne estudantes no Asteroid Day