22/06/2018 13:29

Quantidade de visualizações: 464

Marlenne Maria com Gilvan Melo

Foto: arquivo/ Rádio Pioneira.

Realizado recentemente em sua edição 2018, o Concurso de Quadrilhas Juninas Viva São João transcorreu dentro da expectativa dos organizadores. Houve participação nas três categorias. A 17ª edição Arraiá da Serra e 19ª edição do Concurso Viva São João aconteceram no Módulo Esportivo.

Anselmo Parabá, Chefe do Departamento de Cultura disse que percebeu neste ano, as escolas mais tímidas, mas mesmo assim, atuantes. “Mas, participaram. Tivemos representantes em todas as categorias. Posso destacar a Junina Bicho da Goiaba do C.M.E. Gentila Suzin Muraro, campeã da categoria infanto-juvenil. A Junina da Escola Joaquim do Boche tirou o 1º lugar da categoria adulto e o grupo Os de Foram comemorou o seu 12º título no Arraiá da Serra”.

Segundo Parabá, as apresentações emocionaram o público.

Para o próximo ano, a equipe estuda a realização do evento com nova roupagem. “Temos já há praticamente 20 anos este evento com o mesmo formato, vamos preparar um novo formato para impulsionar a cultura, a tradição das danças juninas em Tangará”.

Os de Fora

Parabá destacou que o concurso de Quadrilhas Viva São João tem frutos estabelecidos em Tangará da Serra. “O Arraiá da Serra tem sua tradição municipal e hoje já cumpriu boa parte de sua missão, porque a ideia era que estes grupos saíssem das escolas. Temos hoje o grupo Os de Fora que saiu da Escola 29 de Novembro , começaram lá e hoje são um grupo independente. É uma associação cultural, um ponto de cultura com trabalho de notoriedade dentro de Tangará e já há 12 anos campeões do Arraiá da Serra nas categorias Adulto e Independente”.

O grupo representará Tangara da Serra no Festrilha como finalista. “Eles estão entre os melhores grupos do Mato Grosso. Temos lá participação de diversos grupos de praticamente todo o estado de Juninas. São grupos muito grandes com até 60 pessoas que participam de um espetáculo destes. E é muito satisfatório ver a garra e determinação destas pessoas, indo para mais uma decisão”.

No ano passado o grupo conquistou a 3ª colocação no estado. Parabá destacou os custos de manutenção para que o grupo siga se apresentando e pediu apoio à comunidade. “Eu peço que a sociedade tangaraense os apoie porque são jovens em busca de um sonho”.

O Chefe do Departamento de Cultura espera conseguir trazer um braço do Festrilha para o Arraiá da Serra. Parabá é Jurado do concurso em Confresa neste final de semana. “Nossa ideia desde o ano passado, é aproximar desta federação para que possamos trazer um braço deste festival para dentro do Arraiá da Serra. Acreditamos que já no próximo ano possamos avançar nisto”.