18/06/2018 07:30

Quantidade de visualizações: 168

Rádio Pioneira com Assessoria

Fabio Brito (PSDB) encaminhou sugestão ao Poder Executivo Municipal que viabilize estudos técnicos para instalação de painéis de energia solar nos órgãos públicos municipais. O vereador justifica que a energia solar possibilita uma economia de até 85% na conta mensal de energia, e hoje já está disponível a custo que compensa a instalação.

“Outras cidades do Brasil já aderiram a este tipo de energia, dando exemplos na economia financeira de seus municípios, usando esta economia para realização de serviços pendentes”, argumenta o vereador Fabio Brito, lembrando ainda que é dever do poder público buscar meios de gerar economia e investir em fontes de energia renováveis, como é o caso da energia solar.

COMO FUNCIONA - O sistema fotovoltaico, que vem sendo utilizado no Brasil e no mundo, tem como base painéis - formados por células fotovoltaicas – que são instalados em local que torne possível a maior captação dos raios solares. A radiação solar é convertida pelos painéis em energia (corrente contínua) e no interior do imóvel, um inversor converte a corrente contínua em corrente alternada (exatamente como aquela que é fornecida pela concessionária de energia).

O equipamento faz a interface com a rede elétrica (sincronismo e proteções) e um relógio bidirecional faz a medição da geração e do consumo de energia. A energia gerada além do consumo interno vai para a rede de distribuição, e passa pelo relógio de energia, que faz o controle, gerando assim um crédito de energia que poderá ser usado em até 60 meses.