15/06/2018 07:01

Quantidade de visualizações: 492

Rádio Pioneira com Gazeta Digital

Divulgação/Gazeta Digital

Festival de Inverno 2018 será realizado entre os dias 29 de junho e 7 de julho

Começou a contagem regressiva para o 33º Festival de Inverno de Chapada, evento que é realizado pelo Grupo Gazeta de Comunicação e a Prefeitura de Chapada dos Guimarães com apoio do governo do Estado e diversos parceiros. O lançamento oficial da festa que movimenta a pacata e turística Cidade de 18 mil habitantes a cada ano foi na noite desta quinta-feira (14), na sede da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Chapada.

Serão 9 dias de festival, com 5 shows nacionais e várias atrações regionais. A abertura será no dia 29 de junho com encerramento em 7 de julho. A dupla sertaneja João Bosco e Vinicius abre a programação no dia 29, uma sexta-feira, e no dia seguinte, será a vez da Orquestra Paulistana de Viola Caipira composta por 60 integrantes e a sertaneja Paula Fernandes se apresentarem no palco do festival, na Praça Dom Winibaldo.

Depois, no outro final de semana, a banda de rock, Barão Vermelho, sobe ao palco no sábado dia 6 de julho para contemplar o público do festival com seu mais recente trabalho. Serão tocadas as músicas do álbum “Barão pra sempre”, que foi lançado em abril deste ano nas plataformas digitais para atender pedidos de fãs que queriam ouvir gravações das canções tocadas pela nova formação, com Rodrigo Suricato nos vocais.

Otmar de Oliveira

Público no Festival de Inverno de 2017

Por fim, o encerramento no domingo, 7 de julho, fica por conta da banda Jota Quest com o melhor pop rock. O grupo está em turnê pelo país com o show “Jota Quest Acústico - Músicas Para Cantar Junto” e o público do festival poderá curtir tudo gratuitamente.

A exemplo das edições anteriores, a expectativa dos organizadores para este ano é receber milhares de turistas e moradores para prestigiar grandes shows nacionais e regionais, além de uma diversificada programação que inclui feiras de artesanato, gastronomia, apresentações culturais e atrações especiais para o público infanto-juvenil com oficinas, teatro e outras atividades.

No lançamento do evento, cujo slogan “A Chapada te espera no melhor dos festivais”, participaram a prefeita de Chapada, Thelma de Oliveira (PSDB), o presidente do Grupo Gazeta, João Dorileo Leal, o secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Chapada, Jorge Defanti, o deputado estadual Wilson Santos representando a Assembleia Legislativa e o governo do Estado, além de parceiros comerciais.

João Dorileo lembrou que o Grupo Gazeta já promoveu mais de 20 dos 35 festivais realizados em Chapada e que a parceria entre a empresa, prefeitura de Chapada, governo do Estado e comerciantes é de extrema importância para se realizar o festival com shows gratuitos e de qualidade.

“Todos os anos venho aqui e minha única palavra que tenho é de agradecimento, de gratidão realmente por Chapada por sempre confiar no trabalho do Grupo Gazeta, de estar à frente de um evento grandioso como esse. Já trouxemos aqui mais de 150 artistas de nome nacional e internacional para cantar gratuitamente em Chapada. Conosco nunca se cobrou um centavo de ingresso”, pontuou.

Luiz Fernando Vieira

“Colocamos nosso nome num evento extremamente de credibilidade, sério e muito esperado anualmente por todo o Brasil. Espero que a sociedade chapadense possa se unir para preparar a Cidade juntamente com a prefeita para receber os turistas, os cuiabanos, mato-grossenses e brasileiros que certamente virão para o festival a partir do próximo dia 29”, observou.

A proposta de trazer ao festival pelo menos um cantor sertanejo se repete nesta edição. “Essa é a característica do nosso povo. Mato Grosso é o estado do agronegócio, a gente tem que prestigiar o setor rural do nosso estado, especialmente a zona rural de Chapada dos Guimarães. Vamos abrir o festival com João Bosco e Vinicius, uma dupla de muito sucesso em todos os programas de audiência da televisão brasileira, a gente vai ter um belíssimo show”, disse Dorileo Leal.

Thelma Oliveira lembrou que será o 2º festival à frente da prefeitura de Chapada e comemorou a parceria com o Grupo Gazeta e o governo do Estado. “Eu mais uma vez fico muito feliz porque existe toda uma expectativa em torno desse festival, todo mundo fica esperando que ele aconteça da melhor maneira possível e estamos empenhados nisso. Pelas temperaturas, isso demonstra que vamos ter, de fato, um festival de inverno, com esse frio e ambiente aconchegante. É isso que a população deseja, ter um festival de inverno com esse clima gostoso. A cidade, os comerciantes, os empresários estão trabalhando nesse sentido. A gente fica super feliz”.

Por sua vez, o secretário de Turismo, Jorge Defanti, falou sobre a expectativa de que seja mais um festival de sucesso. “Estamos com uma programação excelente. Ano passado foi boa, mas a repercussão deste foi ainda melhor. A cidade está muito bem preparada para receber um público grande que nós esperamos nesta edição”.

Wilson Santos reforçou sobre a tradição e a importância do Festival de Inverno de Chapada no calendário cultural da Cidade para os moradores e visitantes. “Esse é o evento mais importante do ano para Chapada dos Guimarães. São Milhares de pessoa que participam e chegam aqui de todas as formas, acampam em vários lugares da cidade e vêm prestigiar os shows nacionais mesclados com shows locais. O festival só vai acontecer em razão de 3 pessoas que não desistiram: Thelma de Oliveira, Pedro Taques e Dorileo Leal”, disse. (Colaborou Luiz Fernando Vieira, repórter do jornal A Gazeta)