09/06/2018 07:10

Quantidade de visualizações: 207

Paulo César Desidério com Gilvan Melo

Mais um evento que faz parte da programação da Semana de Prevenção ao Câncer Bucal foi realizado na manhã desta sexta-feira (08), no auditório do campus de Tangará da Serra da Universidade de Cuiabá (Unic). A palestra foi voltada a acadêmicos do curso de odontologia e profissionais da área. Um dos principais palestrantes foi o doutor em patologia bucal da Universidade de São Paulo (USP), Arlindo Aburad.

“A secretaria está de parabéns, o pessoal da universidade está apoiando, o Conselho de Odontologia, estão todos participando e ajudando de alguma maneira para o acontecimento dessa semana. A prevenção acontece rotineiramente, todos os dias, mas esses eventos servem para alertar a população e até mesmo no caso daquelas pessoas que têm alguma lesão já presente estabelecida vai ser diagnosticada e o que a gente espera é que esse diagnóstico seja identificado na fase inicial da lesão até para que o tratamento de uma coisa mais séria tenha mais chance de sucesso.

José Marcos, representante do Conselho Regional de Odontologia, falou em entrevista à Rádio Pioneira sobre a importância de se falar do diagnóstico rápido da doença.

“É uma doença que acomete uma fatia importante da população, e como qualquer outra doença, quando diagnosticada precocemente, as chances de tratamento e cura são muito grandes. Diagnosticada ou detectada alguma alteração persistente em boca por mais de dez dias, nós vamos proceder uma biópsia, que é coletar um segmento desse material, mandar analisar e a partir do resultado dessa biópsia, a gente encaminha e referencia o tratamento”, afirmou.

O representante destacou ainda a necessidade de Tangará da Serra ter uma delegacia do Conselho Regional de Odontologia, visto que o curso oferecido no município possui destaque por capacitar novos profissionais na cidade.

“É muito importante nós criarmos uma referência da Delegacia do Conselho Regional de Odontologia de Tangará da Serra para atender aos anseios dos colegas, anseios dos formados aqui da nossa faculdade que é referência nacional no curso de odontologia e isso é muito importante, isso aproxima o profissional do seu conselho e só temos a ganhar”, pontuou.

Neste sábado, uma nova atividade será realizada. Trata-se do ato de coletas e examinações que acontecerão na própria sede da Unic e visa identificar ou descartar casos de câncer de boca. Caso deem positivo, os casos terão encaminhamento para início do tratamento.

“Aproveito a oportunidade e convido a todos vocês que eventualmente possam ter alguma lesão em boca, alguma bolinha, alguma ferida que permaneça por mais de dez dias. A gente pede que se dirijam à faculdade de Odontologia da Unic neste sábado a partir das 08h00 da manhã”, concluiu José Marcos.

Semana de Prevenção ao Câncer Bucal tem palestra; coletas acontecem hojeSemana de Prevenção ao Câncer Bucal tem palestra; coletas acontecem hojeSemana de Prevenção ao Câncer Bucal tem palestra; coletas acontecem hojeSemana de Prevenção ao Câncer Bucal tem palestra; coletas acontecem hojeSemana de Prevenção ao Câncer Bucal tem palestra; coletas acontecem hoje