07/06/2018 07:34

Quantidade de visualizações: 262

Marlenne Maria com Gilvan Melo

Fotos: Gilvan Melo/Rádio Pioneira

Com tendas montadas na praça da antiga Prefeitura do município, equipes da Secretaria Municipal de Saúde oferecem diversos serviços. Um dos objetivos do mutirão é prevenir o câncer bucal. Entretanto, o mutirão oferta também testes de Zika e dengue, além do atendimento para quem quer parar de fumar.

“É um trabalho maravilhoso coordenado pelo Dr. Weliton. Ele conseguiu, além dos nossos profissionais da rede, uma parceria com a UNIC. Há uma semana eles estão fazendo estas triagens e buscando pessoas que tenham propensão a ter algum câncer de boca”, disse em entrevista à Rádio Pioneira o Secretário Municipal de Saúde, Itamar Martins Bonfim.

As triagens em relação à saúde bucal estão acontecendo desde o início da semana também em todas as unidades de saúde da família e os casos mais complexos são encaminhados à UNIC para melhor avaliação.

No mutirão na praça da antiga Prefeitura acontecem palestras e avaliações preventivas. A vigilância epidemiológica realiza no local testes rápidos para detecção de Zika vírus e Dengue e uma equipe da atenção básica atende interessados em abandonar o vício do tabagismo. “Para as pessoas que querem deixar de fumar temos hoje todo o atendimento e tratamento gratuito na nossa rede de atenção básica de Tangará da Serra. Está sendo muito bom porque a população atendeu o chamado e está comparecendo nas unidades de saúde e na Praça da Prefeitura até sexta-feira”, convida o Secretário.

A programação da semana inclui ainda uma palestra a ser ministrada no auditório da UNIC nesta sexta-feira (08), sobre Prevenção do Câncer e Saúde Bucal.“Estamos muito satisfeitos com o trabalho de saúde bucal e estamos trabalhando firme para aumentar o número de equipes. Hoje temos 10 equipes atendendo a saúde bucal e queremos elevar para pelo menos 14”, disse Itamar.

Em relação ao atendimento odontológico pelo SUS, segundo o secretário, o objetivo é chegar a 26 equipes de saúde bucal para atender em todas as unidades de saúde da família.

Ele reforça o convite à comunidade para que participe do mutirão. “Convidamos a todos os que tenham suspeitas, para que procurem as unidades. Aqueles que tem suspeitas de terem sido atingidos pela Zika ou quem queira parar de fumar, procure nossas equipes. Até sexta=-feira (08) o mutirão prossegue”.

​Campanha de prevenção ao câncer bucal prossegue em Tangará​Campanha de prevenção ao câncer bucal prossegue em Tangará​Campanha de prevenção ao câncer bucal prossegue em Tangará​Campanha de prevenção ao câncer bucal prossegue em Tangará​Campanha de prevenção ao câncer bucal prossegue em Tangará​Campanha de prevenção ao câncer bucal prossegue em Tangará​Campanha de prevenção ao câncer bucal prossegue em Tangará​Campanha de prevenção ao câncer bucal prossegue em Tangará​Campanha de prevenção ao câncer bucal prossegue em Tangará