04/06/2018 13:54

Quantidade de visualizações: 779

Marlenne Maria - da Redação

Foto: Jonas Campos/Rádio Pioneira.

Estão abertas a partir de hoje (04) as inscrições para quatro novos cursos na modalidade FIC - Formação Inicial Continuada. Desta vez, serão ofertados no 2º semestre do ano os cursos de Fotógrafo, Introdução e Interpretação em Libras, Programador Web e Vendedor.

Segundo o Diretor do Campus Avançado do IFMT de Tangará da Serra, Gilcélio Peres, todos os cursos terão no máximo 200 horas e devem ser concluídos até o final do ano.

Ele disse em entrevista ao Povo no Rádio da Pioneira que as aulas serão sempre à noite durante três dias da semana. Somente no curso de Fotógrafo haverá aulas de campo aos sábados. Início das aulas no próximo dia 28 de junho.

O diretor destaca que são cursos de fácil acesso para a comunidade e conclusão rápida. “São cursos curtos, de rápida formação, para melhor capacitação ou mesmo iniciar uma nova carreira rapidamente”.

Ele ressalta os pré-requisitos para o curso de Fotógrafo são ter Ensino Fundamental I - antiga 4ª-série, hoje 5º ano e máquina fotográfica DSLR. Para o curso de Introdução e interpretação em Libras é necessário ter o Ensino Fundamental Completo e curso básico de Libras de pelo menos 40 horas. “Pode ter sido feito curso de libras ou durante formação na faculdade ter na grade curricular as 40 horas. Nestes casos podem apresentar o histórico de que cursaram e estará valendo. O curso é interpretação então pressupõe que a pessoa já saiba pelo menos um básico da Libras para fazer. Com este nosso curso e mais as 40 horas que ela já tem a pessoa pode ir a Cuiabá fazer a prova do Atesto que dá o direito de trabalhar como intérprete de Libras”, explica Gilcélio.

Para os cursos de Programador Web e Vendedor é preciso ter também o Ensino Fundamental Completo.

Gilcélio destaca que todos os cursos são gratuitos e os candidatos devem ler o edital dos cursos no site tga.fmt.edu.br e a seguir f fazer inscrições pessoalmente no campus avançado do IFMT na Rua 28, Bairro Vila Horizonte. “É comum as pessoas ligarem para perguntar coisas básicas, que estão no edital. Temos boa vontade para atender, mas muitas vezes o telefone está ocupado”.

As inscrições prosseguem até o dia 15 de junho, no IFMT das 07:00 às 19:00 na recepção, portando documentos de identificação e os comprovantes de escolaridade.

A seleção será feita no dia 19 de junho, das 19:00 às 21:00. “Para alguns cursos vai ter uma provinha simples. No caso de vendedor e programador Web. No caso dos outros dois cursos teremos entrevista e uma pequena avaliação também. É preciso participar para conquistar a vaga. Depois vem as matrículas e a aula inaugural dia 28 de junho. Quem tem viagem marcada nas férias do meio do ano, não tem problema. Teremos aula inaugural em junho para que o início do curso seja no 1º semestre, mas as aulas efetivamente iniciam depois do recesso de julho”, explica Gilcélio.