28/05/2018 08:05

Quantidade de visualizações: 220

Paulo César Desidério com Gilvan Melo

Fotos: Divulgação IFMT

O Instituto Federal de Mato Grosso, Campus de Tangará da Serra, participou na última semana dos Jogos do IFMT, que neste ano ocorreu no município de Primavera do Leste. 1300 atletas de todo o estado participaram da disputa em diversas modalidades do dia 20 a 25 de maio. A delegação tangaraense enviou 73 atletas e 6 servidores para acompanha-los.

De acordo com o diretor do IFMT Tangará, Gilcélio Peres, embora o município não tenha trazido tantas medalhas como em outras edições, a participação foi vista com bons olhos.

“Tangará da Serra disputou em diversas modalidades e nós tivemos bons resultados. Medalhas no atletismo, na natação, fomos ouro no judô, chegamos até as quartas de final no futsal masculino. Nós não trouxemos tantas medalhas quanto gostaríamos, mas o mais importante foi levar essa molecada para lá, eles participarem deste evento muito bom, onde eles conheceram novos professores, novos alunos de outros lugares e tiveram uma experiência ímpar na vida deles e é isso que o esporte faz na vida das pessoas mesmo. Incentivá-las a ter uma vida saudável, estimulá-las no nível de concentração, no espírito de equipe, enfim, o esporte tem toda essa diversidade de ensinamento, de crescimento na vida de um jovem”, afirmou.

Gilcélio lembra que os jogos já aconteceram em Tangará da Serra, no ano de 2016. O diretor relatou que a partir do sucesso daquela edição, mudaram os ânimos das instituições no estado em relação a realização do evento.

“Cabe ressaltar que quando em Tangará da Serra nós sediamos a terceira edição desses jogos, o Instituto Federal vivia uma situação em que as cidades não queriam sediar esses jogos, os diretores reclamavam que dava muito trabalho, há vários anos já vinha tendo problemas, eram competições pequenas, um pouco tímidas, poucas pessoas participando. Quando fizemos em Tangará, nós inovamos de tal forma, construímos um evento muito grande envolvendo todo o Instituto Federal, criamos página de internet, criamos um programa digital para inscrição online, criamos uma cerimônia de abertura que foi muito bonita, uma logística que deu muito certo e deu resultado”, contou, ao pontuar que hoje a situação é bem diferente, uma vez que o interesse em sediar os jogos ficou bem maior.

“Depois de tangará da Serra, os diretores têm que cadastrar antecipadamente a sua cidade, seu campus, registrar a candidatura e numa reunião dos diretores do colegiado, vota-se e assim fica escolhida a nova sede. Antes ninguém queria e agora tem disputa para ver quem vai sediar. Todo mundo quando se reúne, as pessoas se lembram de Tangará da Serra com muita saudade e ficou uma referência, um marco histórico para os jogos da rede federal. Isso nos deixa muito felizes”, completou.

De forma geral, a análise do diretor é que a participação dos estudantes do campus de Tangará da Serra do IFMT nos jogos foi extremamente positiva, levando em conta a integração e os valores que o esporte sempre é capaz de transmitir.

“Ficamos muito contentes em ver essa garotada participando, celebrando a vida, o esporte, nos jogos em Primavera do Leste. No ano que vem, já foi anunciado, Barra do Garças será a sede”, finalizou.

Participação de Tangará nos Jogos do IFMT é avaliada positivamenteParticipação de Tangará nos Jogos do IFMT é avaliada positivamenteParticipação de Tangará nos Jogos do IFMT é avaliada positivamenteParticipação de Tangará nos Jogos do IFMT é avaliada positivamenteParticipação de Tangará nos Jogos do IFMT é avaliada positivamenteParticipação de Tangará nos Jogos do IFMT é avaliada positivamenteParticipação de Tangará nos Jogos do IFMT é avaliada positivamenteParticipação de Tangará nos Jogos do IFMT é avaliada positivamente