18/05/2018 07:22

Quantidade de visualizações: 200

Marlenne Maria - da Redação

O esclarecimento foi feito por meio de nota oficial assinada pelo secretário Municipal de Saúde Itamar Martins Bonfim.

De acordo com o Secretário, a nota endereçada à população tangaraense visa esclarecer como as unidades básicas funcionarão durante o período das férias dos médicos.

“Ressaltamos que tínhamos três médicos com solicitação de férias para este mês de maio e recebemos comunicação oficial por parte do Ministério da Saúde no dia 07 de maio de 2018, de que no dia 10 de maio 8 médicos cooperados do Programa Mais Médicos estariam saindo de férias, inclusive com os bilhetes de passagens aéreas”, destaca o Secretário.

Segundo ele, em virtude disto, as unidades básicas cujos médicos estão de férias manterão contato com outras unidades referenciadas para suporte de troca de receitas e urgências. “Sempre que o paciente for encaminhado, nestes casos, deverá estar acompanhado de encaminhamento redigido pela unidade (enfermeiro e na ausência do mesmo por outro profissional da unidade contendo data motivo carimbo e assinatura). Casos excepcionais deverão entrar em contato com a unidade referência para organização de fluxo. Pacientes que necessitem trocar receitas de psicotrópicos podem também ser encaminhados para troca de receitas no CAPS, também com encaminhamento e serão atendidas as trocas conforme rotinas do setor, não havendo urgências neste caso”, explica o Secretário.

Ele divulgou também por meio da nota, a relação dos médicos em férias, período e referências:

  • Gabriel (USF V Esmeralda) de 02/05 a 31/05 – Márcia (Presidente) e Gisele (Figueira)
  • Heloisa (USF V Araputanga) de 14/05 a 28/05 – Alessandra (Tangara II) e Andrés (Tangará I)
  • Maynelis (USF Sta Lucia) a partir de 10/05 a 10/06? - Alessandra (Tangara II) e Andres (Tangará I)
  • Meylin (USF COHAB) a partir de 10/05 a 10/06? – Cleidynilce (COHAB II)
  • Osdelmis (USF PARAISO) a partir de 10/05 a 10/06? – Tiane (Sta Izabel)
  • Indira e Maidee (Zona Rural – Antonio Conselheiro, Triângulo e São Jorge) a partir de 10/05 a 10/06? – Terça Curva, Quarta Triângulo, Quinta Sede e Sexta São Jorge: Dariena (A Tarumã)
  • Lidise (UBS Centro II) e USF Europa a partir de 10/05 a 10/06? – Jerry (Centro) e Médico contratado 20 horas diurno.
  • Mario (USF Jd dos Ipês) a partir de 10/05 a 10/06? e Alfredo (USF A. Boa Vista) de 16/05 a 04/06 – Asdrubal (Nazaré) e Ariseides (Shangri-la)
  • Yunier (USF Morada do Sol) a partir de 10/05 a 10/06? – José Manoel (Europa) fará cobertura na unidade Morada do Sol.

Ainda de acordo com o Secretário, desde 14 de maio, nas unidades onde não haviam agendamentos prévios, os mesmos estão ocorrendo da seguinte forma: Período matutino – demanda espontânea / Período vespertino – Programas da Unidade + trocas de receitas + urgências. “Informamos também que devido a vencimentos de contratos, sem possibilidade de recontratação, algumas unidades encontram-se sem profissionais enfermeiros a partir da data de hoje e aguardamos trâmites legais para reposição destes profissionais. Salientamos que estamos trabalhando para minimizar os efeitos destas saídas e promover ampliação nos serviços ofertados pelo município e contamos com a compreensão de todos”, destaca Itamar Bonfim.