15/05/2018 14:40

Quantidade de visualizações: 280

Paulo César Desidério com Gilvan Melo

Fotos: Divulgação

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (14) o lançamento da campanha nacional de enfrentamento e combate a exploração e abuso sexual ‘Faça Bonito’ 2018. Secretaria Municipal de Assistência Social, Cras, Creas, Conselho Tutelar, Defensoria, Promotoria de Justiça, 2ª Vara Cível, entre outros órgãos estão unidos em mais uma edição da campanha.

Sônia Regina Rodrigues, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Tangará da Serra, elogiou a participação expressiva no lançamento, realizado no anfiteatro do Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho. Para a coordenadora, o alerta precisa estar ligado, pois os casos apontam que pessoas próximas são a maioria no cometimento de atos de pedofilia.

“Convidamos a rede hoteleira para participar e algumas escolas. Nessa ação nós falamos sobre abuso sexual que tem aumentado a gente luta para que reduza esses índices, mas infelizmente, alguns casos ainda chegam até o Creas. O primeiro abusador que nós temos observado é o pai biológico, depois padrasto, tios, irmãos, vizinhos e os riscos que essas crianças correm até dentro de casa são muito grandes. Nosso trabalho esse ano está voltado para prevenir, evitar que novos casos aconteçam tanto dentro de casa, nas escolas, na rua, então vamos orientar bastante as crianças também”, afirmou.

A programação da campanha prevê ação interna na prefeitura em 17 de maio. No dia 18, haverá uma passeata às 07h30 da manhã, que partirá da antiga prefeitura até a Praça da Bíblia. Também no dia 18, às 19 horas, haverá uma sessão de cinema de rua na Praça da Bíblia. De 20 a 26 de maio, será feita uma panfletagem nas feiras do Centro e da Vila Alta. Dia 24 de maio, haverá um seminário com agentes de saúde, professores e universitários. No dia 25 de maio, serão realizadas palestras em empresas e na rede hoteleira.

“Esses materiais que nós estamos entregando nas escolas, no comércio, nas empresas, é justamente para orientar onde eles têm que denunciar, quais são as primeiras ações e atitudes quando acontece isso. Se estiverem sofrendo alguma ameaça ou violência, é só ligar no disque 100. Nós temos também o Conselho Tutelar e o Creas também para atender essa população”, frisou Sônia, ao reforçar que o dia D da campanha é na próxima sexta-feira (18).

“As ações são realizadas durante todo o ano, mas no dia 18 é o dia D da campanha, quando a gente foca mais nesse trabalho que visa orientar toda a população, para chamar essa responsabilidade que não é só nossa, mas de toda a sociedade de Tangará”, concluiu.

Campanha ‘Faça Bonito 2018’ é lançada em Tangará da Serra