11/05/2018 14:06

Quantidade de visualizações: 463

Paulo César Desidério com Gilvan Melo

Neste sábado (12), a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, através do setor de Vigilância Epidemiológica, adere ao Dia D da campanha nacional de vacinação contra o vírus Influenza, determinado pelo Ministério da Saúde. O período especial de atendimento será das 08h00 às 12h00, nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) da Vila Alta, Santa Isabel, Jardim Presidente e Clínica da Família (Centro).

A enfermeira chefe do setor, Juliana Herrero, reforçou que a vacinação segue voltada exclusivamente para o grupo prioritário, inclusive no dia D.

“Lembrando que hoje [quinta] foram disponibilizadas vacinas para todas as unidades, então, todas as unidades ainda têm vacina para o grupo de risco. Só que sábado, serão só as quatro unidades que estarão abertas das 08 da manhã ao meio-dia. Então, é importante muito importante para a nossa população ficar atenta, que será só das oito ao meio-dia”, afirmou.
A coordenadora ressalta que ainda resta aproximadamente 30% do público-alvo para ser vacinado. A grande preocupação do setor segue sendo com o baixo número de crianças da idade designada pelo Ministério da Saúde e, principalmente, gestantes que receberam baixa cobertura de imunização.

“Até o momento nós já vacinamos 69,71% da população do nosso público-alvo, sendo que entre os trabalhadores da saúde e gente já até atingiu a meta, nós já vacinamos mais de 90%. O que está preocupando muito a gente são dois grupos: o grupo das crianças de 6 meses a menores de 5 anos o grupo das gestantes. As gestantes é a nossa menor cobertura. Até o momento, nós vacinamos 514 gestantes e nós temos 1089 gestantes no município. Então, faço um apelo para essas gestantes, as mais de 500 gestantes que não procuraram uma das Unidades de Saúde da Família, que procure essa unidades e faça sua vacina, porque você está pondo em risco não só sua vida, mas também a vida do bebê”, complementa Herrero.

Após a cobertura na zona urbana, a zona rural também deverá receber a imunização, com data específica. A Vigilância Epidemiológica deve oferecer as doses ao público prioritário nas maiores comunidades do entorno de Tangará.

“Nossa expectativa é que a gente alcance próximo dos 100%, no mínimo 90% e tem também a área rural que nós estaremos agendando a partir da semana que vem. Nós vamos até a área rural e estaremos agendando esse dia de acordo com as vacinas que iremos receber para estarmos indo. Principalmente, Triângulo, Posto de Saúde da Curva, Escola Marechal Rondon e no Distrito de São Jorge”, encerrou.