09/05/2018 07:48

Quantidade de visualizações: 287

Paulo César Desidério com Gilvan Melo

Na tarde da última terça-feira (08), o município de Tangará da Serra recebeu um novo lote de vacinas contra o vírus Influenza. Desta vez, o governo do estado enviou mais 3400 doses, que já estão disponíveis em todos os postos de saúde da cidade, desde as primeiras horas da manhã desta quarta (09).

A coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, lembra que a vacinação segue restrita apenas para o grupo prioritário. A enfermeira ressaltou ainda que grávidas e crianças entre 6 meses a 5 anos são até o momento os dois grupos que menos foram imunizados em Tangará da Serra.

“Nós recebemos mais 3400 doses, então deve ter vacina suficiente para o dia inteiro. A vacina é só para os grupos prioritários. Gostaria de pedir uma atenção especial às gestantes e as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, que é o público que nós menos vacinamos até agora, o público com mais baixa cobertura. Nós temos uma cobertura em média de 40% em cada um dos dois grupos”, afirmou.
O reforço de Juliana não é à toa. Em função da não recomendação para ingestão de medicação, as gestantes se encaixam nos grupos de riscos e por isso devem se proteger. A atenção deve ser redobrada com as crianças, que naturalmente têm a imunidade mais baixa.
“Lembrando que a gestante pode salvar duas vidas vacinando e a criança é extremamente importante, porque sabemos que nessa faixa etária, as crianças tem a imunidade baixa. Então, peço a todos que conheçam gestantes e crianças, que intensifiquem e chamem essas pessoas para procurarem uma das Unidades da Saúde da Família para estarem fazendo sua vacina”, apela a coordenadora.