19/04/2018 08:14

Quantidade de visualizações: 496

Paulo César Desidério com Asis Wébio

Fotos: Asis Wébio/ Rádio Pioneira

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio do Campus Universitário de Tangará da Serra deu início esta semana ao projeto Unetodos. A iniciativa é um curso pré-vestibular voltado àqueles que pretendem ingressar estudos na instituição no processo seletivo que terá aplicação das provas no dia 10 de junho. O vestibular oferecerá em 12 campi da Unemat em todo o estado 2.470 vagas.

“Unitodos é um cursinho pré-vestibular e pré-Enem. A gente o desenvolve duas vezes por ano tendo como público-alvo pessoas que pretendem ingressar um curso superior, para auxiliar na resolução das questões do Enem e do vestibular”, afirmou uma das tutoras do projeto, Fabiana Lopes Rodrigues.
O projeto tem a coordenação do professor Neodir Paulo Travessini. Em Tangará da Serra, as aulas são ministradas na escola 13 de Maio. Segundo Fabiana, a seleção é feita conforme a renda dos inscritos. Neste semestre, foram mais de 200 inscritos para as 50 vagas oferecidas. No semestre passado, o índice de aprovação entre os frequentadores do cursinho no Enem foi de 90%.

“A gente teve um índice no semestre passado de que 90% dos inscritos que frequentaram o nosso cursinho conseguiram ingressar na faculdade e agora a gente pretende que chegue a 100% (...). Procuramos sempre professores voluntários, deixamos muito bem claro que não queremos competir com cursinhos que vão cobrar alguma taxa extra e sim que sejam voluntários. Os professores que dão aula aqui não recebem nada por isso, estão de livre e espontânea vontade, voluntários para vir dar essa aula para os alunos. Tem que gostar do que faz”, destaca Fabiana.

Jefferson Marcelo Arantes da Silva que atualmente cursa o 3º semestre de biologia está colaborando voluntariamente com o projeto pela segunda vez, ministrando aulas no curso. Ele falou sobre a experiência e a missão de auxiliar aqueles que ainda desejam entrar no ensino superior.

“Primeiramente é importante destacar que estudar não é uma tarefa fácil. Estar aqui não é mais do que cumprir o meu papel de auxiliar aquelas pessoas que têm alguma dificuldade para alcançar o seu sonho de alcançar um curso superior”, disse.
A coordenação informa que caso alguém desista ou deixe de frequentar as aulas, é feita uma nova convocação lançada em edital, que é divulgado posteriormente.
Unitodos: cursinho prepara estudantes tangaraenses para vestibular da Unemat Unitodos: cursinho prepara estudantes tangaraenses para vestibular da Unemat Unitodos: cursinho prepara estudantes tangaraenses para vestibular da Unemat