17/04/2018 13:26

Quantidade de visualizações: 291

Rádio Pioneira com Assessoria

A Fazenda Cristo Rei, em Denise, será palco de um grande evento voltado a uma das mais importantes vocações agrícolas de Mato Grosso. Sob o tema Tecnologia de Produção de Cana-de-Açúcar, o propriedade receberá nesta quarta-feira, a partir das 07h30, o Dia de Campo Cristo Rei, numa realização da Aerofito com apoio da Basf e Ourofino.

O evento consistirá em três estações com temáticas focadas em plantio MPB (mudas pré-brotadas), irrigação, técnica da desdobra e manejo de plantas daninhas no canavial. O fechamento técnico, apresentado na tenda principal do dia de campo, contará com palestra do produtor e consultor Ismael Perina, e apresentação sobre “Soluções do Manejo Integrado de Plantas Daninhas”, com o engenheiro agrônomo Edson Baldan Júnior.

Ganhos de produção

O setor sucroenergético brasileiro vem recebendo grande impulso com o plantio de cana-de-açúcar no sistema de mudas pré-brotadas (MPB). O sistema pode representar ganhos de até 30% na produção, comparando com o sistema convencional de plantio.

Segundo especialistas do setor, este ganho é proporcionado a partir de mudas com maior sanidade, padronização genética e arranjo espacial homogêneo. Ao manter a equidistância entre as mudas, há melhor aproveitamento de luz, água e nutrientes pela planta sem que haja competição. Outra vantagem ocorre com o aumento no número de perfilhos e, assim, do número de colmos viáveis.

Safra

Na região sudoeste de Mato Grosso, as lavouras de cana e usinas já movimentam a economia e prometem uma produção levemente superior à da safra anterior. A projeção em Mato Grosso é de uma moagem de 17 milhões de toneladas, enquanto em todo o Brasil a projeção deverá chegar a 590 milhões de toneladas.

​Dia de campo em Denise apresentará novas tecnologias para cana-de-açúcar