11/04/2018 15:59

Quantidade de visualizações: 612

Paulo César Desidério com Asis Wébio

Fotos: Asis Wébio/ Rádio Pioneira

Aconteceu na noite desta terça-feira (11) a reunião da organização do evento, que contou com a participação de representantes de comitivas e de secretários municipais de meio-ambiente e turismo. A data escolhida para a realização de mais uma edição da Cavalgada Companheiros do Estradão em Tangará da Serra foram os dias 19 e 20 de maio.
Desfile pelas principais ruas da cidade e o tradicional bailão farão parte da programação no sábado. A gincana com as provas de três tambores, colchetes e pneus, entre outras, dá sequência à cavalgada no domingo.
“A cavalgada eu digo sempre que é uma confraternização não só de família, mas de amigos. Então, está aí o convite. As comitivas vão se preparar, vão fazer os exames, tudo dentro da legalidade para que possamos então fazer uma das coisas mais bonitas que já se viu no estado de Mato Grosso. Ali tem mais ou menos 18 comitivas confirmadas, tem muito mais ainda que não puderam vir, mas vamos descer com certeza com 25, 28 comitivas. Se vier 30 nós vamos arrumar lugar para todo mundo”, afirmou o organizador Zé da Pinta, ao frisar que os eventos serão abertos à comunidade.
O secretário municipal de turismo, José Bernadino, ressaltou a importância do apoio da prefeitura municipal, por meio da pasta que coordena, na realização do evento.
“Temos que apoiar, é uma tradição de Tangará da Serra. Agora com a possibilidade de um apoio de órgãos como o Indea e outros órgãos que estão ajudando, secretaria de turismo, a prefeitura, através da secretaria de meio-ambiente, secretaria de infraestrutura a voltar a um resgate dessa cultura do sertanejo que é a cavalgada. A cavalgada marca uma lembrança da forma como foi desbravado esse país e isso não pode ser esquecido, nós não podemos perder as nossas identidades culturais”, observou.
A Festa dos Estados, outro evento tradicional no calendário tangaraense ocorreria exatamente na mesma data da Cavalgada. Durante a reunião, ficou decidida a antecipação da festa, incluindo divulgação da cavalgada para o público presente.
“Nós fizemos o compromisso e durante a Festa dos Estados estaremos divulgando a cavalgada, como forma de incentivo por entender que nesta forma de parceria que a gente consegue crescer, juntando esforços. Estão de parabéns todos os presidentes aqui das comitivas e a todos que estão à frente da organização que não é fácil. Fácil é ir para a festa, mas organizar não é fácil. Então, a gente tira o chapéu literalmente para esse pessoal e nós da secretaria de turismo estamos aí para apoiar”, acrescentou Bernadino.
Magno César, secretário municipal de meio ambiente salientou que a função da Sema na festa é fiscalizar a saúde e condições dos animais, tarefa esta que auxilia na proteção à sua integridade física.
“Estaremos apoiando a cavalgada e nesse intuito de apoiar estaremos fiscalizando todo e qualquer cidadão, todo e qualquer peão, cowboy, que esteja com seu animal lá para que não venham a causar danos ou maus tratos aos animais e também na questão do descarte de lixo ao meio ambiente. A secretaria estará sendo parceira nesse sentido de estar fiscalizando e ajudando a organização da cavalgada para que tudo transcorra dentro da maior tranquilidade porque essa é uma festa do sertanejo, uma festa do povo tangaraense que gosta muito desse evento”, explicou.
Nelson Vincentin, veterinário do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) também ressaltou que o órgão será aliado nesta fiscalização.
“Nossa função é a fiscalização do recinto que vai receber os animais e dos próprios animais. A gente fiscaliza a documentação que é exigida para a participação desses animais e fazemos a vistoria para ver se o animal tem alguma doença que pode transmitir para o restante dos animais. Tangará já tem periodicamente eventos, então a população que participa já está acostumada com essa cobrança, com essa fiscalização. A maioria já sabe qual a documentação exigida para participação nesses eventos”, destacou.

Edição 2018 da Cavalgada Companheiros do Estradão ocorrerá em 19 e 20 de maioEdição 2018 da Cavalgada Companheiros do Estradão ocorrerá em 19 e 20 de maioEdição 2018 da Cavalgada Companheiros do Estradão ocorrerá em 19 e 20 de maioEdição 2018 da Cavalgada Companheiros do Estradão ocorrerá em 19 e 20 de maioEdição 2018 da Cavalgada Companheiros do Estradão ocorrerá em 19 e 20 de maioEdição 2018 da Cavalgada Companheiros do Estradão ocorrerá em 19 e 20 de maioEdição 2018 da Cavalgada Companheiros do Estradão ocorrerá em 19 e 20 de maioEdição 2018 da Cavalgada Companheiros do Estradão ocorrerá em 19 e 20 de maioEdição 2018 da Cavalgada Companheiros do Estradão ocorrerá em 19 e 20 de maioEdição 2018 da Cavalgada Companheiros do Estradão ocorrerá em 19 e 20 de maioEdição 2018 da Cavalgada Companheiros do Estradão ocorrerá em 19 e 20 de maioEdição 2018 da Cavalgada Companheiros do Estradão ocorrerá em 19 e 20 de maioEdição 2018 da Cavalgada Companheiros do Estradão ocorrerá em 19 e 20 de maioEdição 2018 da Cavalgada Companheiros do Estradão ocorrerá em 19 e 20 de maioEdição 2018 da Cavalgada Companheiros do Estradão ocorrerá em 19 e 20 de maioEdição 2018 da Cavalgada Companheiros do Estradão ocorrerá em 19 e 20 de maioEdição 2018 da Cavalgada Companheiros do Estradão ocorrerá em 19 e 20 de maioEdição 2018 da Cavalgada Companheiros do Estradão ocorrerá em 19 e 20 de maioEdição 2018 da Cavalgada Companheiros do Estradão ocorrerá em 19 e 20 de maioEdição 2018 da Cavalgada Companheiros do Estradão ocorrerá em 19 e 20 de maioEdição 2018 da Cavalgada Companheiros do Estradão ocorrerá em 19 e 20 de maio