20/03/2018 07:27

Quantidade de visualizações: 242

Rádio Pioneira com Assessoria

No Campo Experimental e de Produção da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), localizado no município de Tangará da Serra (239 km a Médio Norte de Cuiabá), será realizada nesta terça-feira (20), uma visita técnica de transferência de tecnologia para a agricultura familiar sobre as culturas do café, arroz e pitaia. Com objetivo de apresentar resultados de pesquisa, o evento começa a partir das 8h30, com a participação de pesquisadores, produtores rurais, estudantes, técnicos e outros.

Os visitantes percorrerão três estações. Na primeira, o pesquisador da Empaer, Hélio Kist e a nutricionista Gabriele Pinheiro Lopes, mostram a fruta exótica chamada pitaia, enfocando produção e valor nutricional. Na segunda, o cultivo do arroz de terras altas com a pesquisadora da Empaer, Nara Gervini de Souza e o técnico agropecuário Adair Osvino Franke com a demonstração de 17 materiais genéticos. Na última estação, o engenheiro agrônomo da Empaer, Leonardo Diogo Ehle Dias vai apresentar o desenvolvimento da pesquisa com a cultura do café clonal BRS Ouro Preto .

O supervisor do Campo Experimental, Welington Procópio, destaca que a reunião tem como objetivo promover a transferência de tecnologia para o agricultor familiar e mostrar a evolução dos produtos e seu uso. No campo também estão sendo feitos experimentos com outras culturas, tais como milho, banana, citros (laranja, limão e tangerina) e abacaxi. “Nessa reunião vamos mostrar o trabalho da pesquisa e garantir que seja implantada na agricultura familiar com segurança e produtividade”, esclarece

O evento é realizado pela Empaer em parceria com a Prefeitura Municipal, Empresa Brasileira de Pesquisa, Agropecuária e União Agrícola. O encerramento está previsto para as 12h.

Tangará: visita técnica apresenta hoje resultados de pesquisa com as culturas do arroz, pitaia e café