14/03/2018 13:34

Quantidade de visualizações: 381

Marlenne Maria com Gilvan Melo

Fotos: Gilvan Melo/Rádio Pioneira

Por meio de parcerias diversas o curso de Enfermagem da Unemat mantém inúmeros projetos de extensão que levam benefícios à comunidade e fortalecem e ampliam a formação dos acadêmicos.

As Professoras Thalise Yuri Hattore e Professora Poliana de Siqueira Queiroz falaram sobre este trabalho à reportagem da Rádio Pioneira.

O Programa de Extensão em Saúde, coordenado por Thalise, abrange os projetos de extensão do curso de Enfermagem. Ela explica que cada projeto é coordenado por um professor e o programa de extensão, sob sua coordenação visa o acompanhamento destes projetos, bem como a realização de eventos pontuais. “Estes eventos podem acontecer em datas comemorativas e temos aí inseridos também cursos e capacitações”, explica ela.

O trabalho é feiro a partir de contatos com parceiros e instituições que incluem a equipe da Secretaria de Saúde, Politec, Assistência Social ou iniciativa privada. “Eles nos trazem demandas e de acordo com nosso cronograma e disponibilidade fazemos reuniões para verificar quais ações realizamos ao longo do semestre ou do ano”, explica Thalise.

Ela destacou os benefícios da extensão na universidade. “Além de aproximar o acadêmico com a comunidade, verificando quais as reais necessidades, ele também melhora sua capacidade de explanação, exposição e postura, o que é muito cobrado no mercado de trabalho”. Segundo Hattore, o trabalho também traz visibilidade para a instituição. “Hoje a comunidade já reconhece a Unemat por estas ações que estão sendo desenvolvidas”.

A Professora Pollyanna de Siqueira Queiros afirmou que o Curso de Enfermagem da Unemat é diferenciado pelo tripé “Ensino, Pesquisa e Extensão”. “Especialmente falando da parte de extensão temos diversos projetos em funcionamento e eles estão inseridos em unidades de saúde do município. Seja em Unidades Básicas, no Hospital Municipal e também em instituições privadas, bem como no centro de hemodiálise. Vários locais de saúde aqui em Tangará recebem nossos alunos para estas atividades”.

Segundo a professora, nos projetos são realizadas ações de educação em saúde, visitas domiciliares, consultas de enfermagem, bem como acolhimento e atuação com o propósito de humanização da saúde. A professora destacou que o voluntariado e a ação dos bolsistas nestes projetos são incrementos na formação dos acadêmicos.“Nosso corpo docente se preocupa muito com o ensino, mas também é muito forte nas ações de extensão e pesquisa. Desejamos formar enfermeiros qualificados, mas que também se preocupam com o próximo e tenham formação humanizada no sentido de que atuando na comunidade, possam cuidar das pessoas da melhor forma possível. Sabemos que a parceria entre a comunidade e o curso é fundamental”, afirmou.

Todos os projetos foram apresentados nesta semana de recepção dos novos alunos da Unemat.

Projetos de extensão são incremento na formação de acadêmicos de Enfermagem da Unemat TangaráProjetos de extensão são incremento na formação de acadêmicos de Enfermagem da Unemat TangaráProjetos de extensão são incremento na formação de acadêmicos de Enfermagem da Unemat TangaráProjetos de extensão são incremento na formação de acadêmicos de Enfermagem da Unemat TangaráProjetos de extensão são incremento na formação de acadêmicos de Enfermagem da Unemat TangaráProjetos de extensão são incremento na formação de acadêmicos de Enfermagem da Unemat TangaráProjetos de extensão são incremento na formação de acadêmicos de Enfermagem da Unemat TangaráProjetos de extensão são incremento na formação de acadêmicos de Enfermagem da Unemat TangaráProjetos de extensão são incremento na formação de acadêmicos de Enfermagem da Unemat Tangará