09/03/2018 14:00

Quantidade de visualizações: 317

Paulo César Desidério com Gilvan Melo

O Centro Nefrológico de Tangará da Serra realizou ao longo de toda a última quinta-feira (08), atividades em relação ao Dia Internacional da Mulher e ao Dia Mundial do Rim. De acordo com a doutora Sheila Fantin Buratti, a coincidência da data proporcionou a elaboração de palestras e orientações voltadas à saúde da mulher.

“A sociedade brasileira de nefrologia associou essas duas homenagens e hoje a gente tem o dia de prevenção da doença renal para mulheres. Então, a gente está voltando hoje para a saúde da mulher, saúde dos rins da mulher, alertando para as patologias que podem agravar e levar a insuficiência renal”, afirmou.

Na parte da manhã, uma palestra foi ministrada, seguida de um café da manhã servido aos convidados. A médica ressaltou a importância dos cuidados da mulher a respeito de possíveis doenças do sistema renal que podem vir a ser contraídas.
“As mulheres devem tomar cuidado com as infecções urinárias, que são doenças preponderantemente mais femininas. Nós temos que tomar cuidado na nossa gestação. Algumas doenças que a gente tem durante a gestação podem levar a insuficiência renal. Por isso a importância de um bom pré-natal, de um bom acompanhamento porque algumas complicações no final podem levar a doenças renais agudas que podem virar doenças crônicas”, acrescentou.

A comunidade acadêmica também esteve envolvida nas atividades promovidas ao longo do dia. Na parte da tarde, uma tenda foi montada na praça da Antiga Prefeitura. Por lá, foram prestados os serviços de medição de glicose, aferição de pressão e orientações à comunidade.

Glaci Vigilato, acadêmica de enfermagem e voluntária, falou sobre colaborar voluntariamente com a causa.

“Para nós, estar aqui hoje nesse dia é especial em todos os sentidos, mas também, um dia especial para estar cuidando da saúde da população. Hoje é considerado o dia mundial dos cuidados com o rim e estamos aqui em parceria com o Inemat que convidou a nós, acadêmicos de enfermagem, para estarmos participando deste dia, prestando assistência e informações para a população de Tangará da Serra”, disse, ao explicar a importância dos serviços oferecidos, como os testes de glicemia capilar e aferição de pressão.

“O alto índice de hipertensão e diabetes são os maiores causadores de insuficiência renal nas pessoas. Então, o principal cuidado para evitar a insuficiência renal seria hoje estar acompanhando, investigando, fazendo o tratamento da hipertensão e de diabetes, porque conversando com o pessoal do Inemat, temos informações de que praticamente 90% dos pacientes com insuficiência renal vem dessas duas doenças”, concluiu.

Saúde da mulher foi tema no dia mundial do rim em Tangará Saúde da mulher foi tema no dia mundial do rim em Tangará Saúde da mulher foi tema no dia mundial do rim em Tangará Saúde da mulher foi tema no dia mundial do rim em Tangará Saúde da mulher foi tema no dia mundial do rim em Tangará Saúde da mulher foi tema no dia mundial do rim em Tangará