05/03/2018 13:10

Quantidade de visualizações: 241

Paulo César Desidério com Asis Wébio

O secretário municipal de saúde do município, Itamar Bomfim, falou a respeito da situação a qual se encontra a Unidade de Saúde da Família (USF) da Vila Goiás, em Tangará da Serra. Em entrevista à Pioneira, Itamar confirmou que a reforma faz parte dos planos da secretaria e que seu processo foi iniciado. No entanto, a burocracia dos trâmites tem impedido o início das obras.

“Todo projeto arquitetônico de qualquer unidade de saúde, seja básica, laboratório, hospital, é obrigatório passar pela aprovação da Vigilância Sanitária do Estado. O primeiro projeto que foi encaminhado teve algumas recomendações, algumas mudanças a serem feitas. Então, foi devolvido, nós pegamos esse projeto e aí já dentro da nossa proposta de governo de implantar as farmácias satélites. A primeira foi implantada no Parque Figueira e a gente tem a intenção de implantar uma na Cohab e outra na Vila Goiás”, disse, justificando que leva-se tempo para análise e aprovação dos projetos enviados para a capital do estado.

“A gente aproveitou essa oportunidade e acrescentou também mais um espaço para que seja feita a dispensação de medicamentos anexa a esse projeto arquitetônico da Vila Goiás. Esse projeto foi feito e mandado para Cuiabá novamente na vigilância. Esses projetos demoram um tempo para serem analisados, até porque a vigilância do estado tem hoje treze engenheiros para avaliar todos os projetos dos 141 municípios do estado de Mato Grosso. Então, isso é moroso”, completou.

Bomfim explicou que o processo está nas mãos da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), que está efetuando estudo orçamentário.

“A Seplan agora está trabalhando no planilhamento de custos. Assim que eles terminarem a gente vai mandar esse projeto para licitação. Aí ainda vem aquela parte de licitação, parecer jurídico até que a gente possa emitir a ordem de serviço para o início da construção dessa unidade”, destacou.

Itamar lamentou a situação da unidade e disse que medidas alternativas foram tentadas, porém, sem sucesso.

“A gente tem visitado a unidade, fizemos uma limpeza lá. Realmente não está uma situação boa, isso a gente sabe. Há um tempo tem a gente tem a intenção de mudar para lá. A equipe já procurou várias residências na região que pudesse contemplar uma mudança para sair dali. Infelizmente, não foi achada nenhuma casa no porte para que a gente possa tirar a unidade dali e mudar”, explica, ao salientar que até o próximo dia 15, a vigilância ambiental que está atualmente no antigo prédio da Sinfra e Caps dará lugar para a equipe de saúde da Vila Goiás provisoriamente até que a construção da nova unidade seja iniciada.

O secretário pontuou ainda que é inviável a construção de qualquer estrutura pública de saúde sem aval da vigilância sanitária estadual, uma vez que o órgão superior pode vetar e obrigar a derrubada da estrutura já construída. Por hora, a mudança será a medida de urgência a ser tomada.

“A situação é essa. Já está conversado com a coordenação da atenção básica e da vigilância ambiental para fazer essa mudança para lá, que será um espaço melhor e aí a gente vai aguardar esse projeto chegar da Seplan com essa planilhaquantitativa de custos para poder enviar esse processo para o departamento de licitação”, finalizou.

Reforma geral de USF da Vila Goiás está no cronograma da Secretaria de SaúdeReforma geral de USF da Vila Goiás está no cronograma da Secretaria de SaúdeReforma geral de USF da Vila Goiás está no cronograma da Secretaria de SaúdeReforma geral de USF da Vila Goiás está no cronograma da Secretaria de SaúdeReforma geral de USF da Vila Goiás está no cronograma da Secretaria de SaúdeReforma geral de USF da Vila Goiás está no cronograma da Secretaria de SaúdeReforma geral de USF da Vila Goiás está no cronograma da Secretaria de SaúdeReforma geral de USF da Vila Goiás está no cronograma da Secretaria de SaúdeReforma geral de USF da Vila Goiás está no cronograma da Secretaria de SaúdeReforma geral de USF da Vila Goiás está no cronograma da Secretaria de Saúde