03/03/2018 07:34

Quantidade de visualizações: 297

Marlenne Maria com Gilvan Melo

Fotos: Gilvan Melo/Rádio Pioneira

Mesmo com toda a divulgação em torno do assunto, algumas pessoas que integram famílias sorteadas para fazer coleta de exames para o inquérito populacional de Zika Vírus em Tangará da Serra estão se recusando a receber os voluntários.

Na tarde desta sexta-feira (02), a reportagem da Rádio Pioneira acompanhou alguns dos exames no Laboratório do setor de Epidemiologia. A princípio são feitos testes rápidos em Tangará para posterior confirmação em Cuiabá para os casos positivos.

De acordo com Juliana Herrero, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, logo nas primeiras amostras analisadas houve vários casos positivos. “Já tivemos dois confirmatórios de Chikungunya, três de Zica e dois de dengue. Em pouca quantidade de exames, temos resultados positivos. Isso preocupa. É importante que a população receba os acadêmicos de enfermagem e participe do projeto. Tangará foi escolhida entre muitas no Brasil para esta coleta”, disse.

Segundo a coordenadora, algumas pessoas que estão entre as famílias das 660 residências selecionadas para coletar as amostras para os exames estão se recusando a receber os voluntários. “Temos resistência de alguns moradores que se recusam a participar e isto é ruim porque precisamos saber qual a situação destas doenças causadas pelo Aedes aqui em Tangará. Peço encarecidamente à população e que está entre estes 660 domicílios selecionados, que receba estes voluntários, responda o questionário. O sangue será testado primeiro aqui e depois faremos o confirmatório em Cuiabá”.

A coleta nas residências deve ser concluída até o próximo dia 10, mas, se não for possível visitar todos os domicílios no período, será estendida.

Juliana destacou a parceria com a Universidade Estadual do Mato Grosso através do curso de Enfermagem para a realização do projeto. “Para se ter ideia da magnitude do projeto, os alunos estão todos de férias e mesmo assim, como voluntários, estão trabalhando de segunda a sábado para auxiliar neste projeto. A Dra. Ana Cláudia nos auxilia na coordenação do projeto e as enfermeiras Amanda e Denis que também nos auxiliam tanto na parte laboratorial, quanto de campo. Temos pessoas realmente capacitadas para desenvolver este projeto”.

A importância da confirmação de diagnóstico

Juliana explicou que quando do surto de Zika em Tangará da Serra no ano de 2016 houve muita dificuldade para realização de exames. Naquele ano eram feitos exames de confirmação apenas em gestantes. “Os demais pacientes colocávamos apenas como vínculo e agora temos a possibilidade de saber se a pessoa realmente pegou Zika ou não. Por isso, convoco mais uma vez a população porque é extremamente importante a participação”.

Identificação dos voluntários

A coordenadora ressaltou que os voluntários que fazem a coleta de amostras estão identificados com crachás da Unemat e usando camiseta do Zé gotinha com detalhe alaranjado na manga. “Na dúvida, entrem em contato com a Vigilância Epidemiológica que temos mapeamento dos setores onde os voluntários farão a coleta. Quem precisar pode ligar para os números 3311-9627 ou 3311-9628, da vigilância”, disse Juliana.

​Tangará: equipe de saúde conclama famílias sorteadas a permitirem coleta de material para exames​Tangará: equipe de saúde conclama famílias sorteadas a permitirem coleta de material para exames​Tangará: equipe de saúde conclama famílias sorteadas a permitirem coleta de material para exames​Tangará: equipe de saúde conclama famílias sorteadas a permitirem coleta de material para exames​Tangará: equipe de saúde conclama famílias sorteadas a permitirem coleta de material para exames​Tangará: equipe de saúde conclama famílias sorteadas a permitirem coleta de material para exames​Tangará: equipe de saúde conclama famílias sorteadas a permitirem coleta de material para exames​Tangará: equipe de saúde conclama famílias sorteadas a permitirem coleta de material para exames​Tangará: equipe de saúde conclama famílias sorteadas a permitirem coleta de material para exames​Tangará: equipe de saúde conclama famílias sorteadas a permitirem coleta de material para exames​Tangará: equipe de saúde conclama famílias sorteadas a permitirem coleta de material para exames​Tangará: equipe de saúde conclama famílias sorteadas a permitirem coleta de material para exames