01/03/2018 07:22

Quantidade de visualizações: 250

Marlenne Maria - da Redação

O evento acontecerá na manhã de hoje (01), organizado em parceria entre a Empaer e Secretaria de Agricultura do Município. Autoridades e representantes dos produtores estarão reunidos no Salão social da Igreja Católica do P. A. Rio Branco.

De acordo com os organizadores, estão confirmadas participações de autoridades, entre as quais o Secretário Estadual de Agricultura, Suelme Fernandes, o Prefeito de Nova Olímpia José Elpídio, o Secretário Municipal de Agricultura de Nova Olímpia Jaime Sganerla, o Chefe Regional da EMPAER, Arnaldo Luiz Pereira e os presidentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município Rafael Guedes e da Central das Associações Carlos Vieira.

Está confirmada também a participação de representantes de produtores das inúmeras comunidades que atuam na agricultura familiar no município, a exemplo do P. A. Antônio Conselheiro - Gleba Jatobá, P. A. Rio Branco, P. A. Vale do Sol - Comunidade Paloma, P. A. Riozinho, P. A Uziel, P. A. Nova Conquista, P. A. São Jose, Comunidade Paulista, Comunidade Riozinho, Comunidade Prega Fogo, Comunidade Pé da Serra, Comunidade Três Ranchos, Comunidade São Vicente e Comunidade Encanto.

A programação prevê café da manhã e inscrições a partir das 07:00 e abertura do evento às 07:30.A partir das 08:00 palestras diversas enfocarão assuntos ligados ao tema agricultura familiar.

Confira a programação completa do evento:

Palestras

08:00 - “Cadeias produtivas que serão trabalhadas no município”.

Os palestrantes serão o Secretário Municipal de Agricultura Jaime Sganerla, que falará sobre as ações da secretaria de agricultura para o meio rural e o Prefeito Municipal José Elpidio, enfocando cadeias produtivas, projetos em andamentos, estradas, abatedouro, piscicultura e farinheira. O Secretário Estadual de Agricultura Familiar Suelme Fernandes enfocará as ações que a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar está desenvolvendo no meio rural.

08:40 - “Documentação Rural e Projetos Sociais”

O tema ficará a cargo de técnicos da Empaer, abordando documentação das propriedades rurais e trabalho social

09:00 - “Leite como fonte de renda na agricultura familiar”, a cargo também de técnico da Empaer que falará sobre o que se pode fazer dentro da agricultura familiar a fim de melhorar a produção de leite e redução de custos.

09:30 - “Venda dos produtos da agricultura familiar e Compras Governamentais”, a cargo da Assessoria Pedagógica e Secretaria Municipal de Educação, bem como do Secretário Municipal de Agricultura, que abordarão mercados, PNAE, PAA, CONAB, mercado local, regional, estadual e pequena central de vendas.

10:15: “Meio Ambiente”, a cargo da SEMA/MT, abordando CAR, Licenciamento para Piscicultura, e do INDEA abordando embalagens vazias de agrotóxico e registro sanitário dos animais.

11:00 - “Crédito Rural” , palestra a cargo de representante do Banco do Brasil e da SICREDI

11:40 - “Fortalecimento das instituições ligadas ao meio rural”, a cargo do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Rafael Guedes e do Presidente da Central das Associações Carlos Vieira.

O evento encerra com almoço que será servido no local.