27/02/2018 08:00

Quantidade de visualizações: 395

Marlenne Maria com Gilvan Melo

Fotos: Gilvan Melo/Rádio Pioneira

As visitas fazem parte de um projeto do Ministério da Saúde realizado em parceria com instituições de ensino superior. O projeto é denominado “Inquérito Populacional de Zika Vírus”. Em Tangará, além dos testes para Zika Vírus, também serão feitos testes rápidos de Dengue e Chikungunya.

De acordo com Juliana Herrero, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, uma grande equipe irá às ruas. O projeto foi iniciado nesta segunda-feira (26), com a capacitação de alunos da Unemat. “OS alunos estão de férias e participam como voluntários. A partir desta terça-feira (27) as residências sorteadas serão visitadas”, explicou a Coordenadora.

O questionário a ser aplicado foi testado também ontem à tarde para que hoje iniciem as visitas programadas. O objetivo é levantar o número de pessoas que de fato tiveram Zika. Os exames serão encaminhados para confirmação na capital do estado.

Ao todo, 660 domicílios serão visitados. “O sorteio foi feito pelo Ministério da Saúde. Nós temos que seguir rigorosamente o que foi recomendado”, explicou Juliana.

Segundo ela, realizar um inquérito epidemiológico não é fácil. “Só conseguimos com apoio dos parceiros”.

Entre estes parceiros, o principal é a Unemat. A Pesquisadora e Coordenadora do Curso de Enfermagem da instituição, Professora Ana Cláudia Pereira, explicou que os alunos pesquisadores usarão camiseta da campanha de vacina, bem como crachá com foto e nome. São 20 duplas de alunos que serão acompanhados pela coordenação do curso, professores e coordenação da vigilância.

Ela destaca que os moradores não precisam temer. “São 35 setores sorteados no município inteiro. Teremos então um conhecimento sobre como estas doenças estão acontecendo. Isto vai servir de instrumento para traçar estratégias de prevenção e controle e futuras assistências. Contamos com a comunidade para que nos receba”, explicou.

O grupo espera concluir a pesquisa de campo até sexta-feira (02) e os moradores que não forem encontrados em casa durante a semana serão visitados aos sábados. “Nosso objetivo é iniciar as visitas das 09:30 até as 12:30 para o caso de residências fechadas pela manhã e à tarde das 15:30 até as 18:00”.

​Tangará: 660 famílias serão visitadas a partir de hoje para testes de Zika​Tangará: 660 famílias serão visitadas a partir de hoje para testes de Zika​Tangará: 660 famílias serão visitadas a partir de hoje para testes de Zika​Tangará: 660 famílias serão visitadas a partir de hoje para testes de Zika​Tangará: 660 famílias serão visitadas a partir de hoje para testes de Zika