19/02/2018 13:08

Quantidade de visualizações: 359

Rádio Pioneira com Assessoria

Leodir Caregnatto faturou o primeiro lugar no torneio.

A tradição de um dos mais antigos esportes da humanidade foi motivo de confraternização entre associados do CTG Aliança da Serra, no último sábado (17). O clube tradicionalista promoveu o primeiro Torneio de Bocha de 2018, numa organização apoiada pela patronagem.

Segundo o responsável pela organização do torneio, Tio Mazzuco, foram cerca de 20 inscritos, com premiação custeada pelas inscrições. O grande campeão foi Leodir Caregnatto, seguido por Leodir Cadore, Nei Lorenzetti e Valmor Paveglio.

O patrão do CTG Aliança da Serra, Jefferson Zucchi, participou do torneio e destacou que a prática do esporte é uma das atividades fomentadas no clube tradicionalista justamente pela tradição que representa na cultura gaúcha. “É uma atividade esportiva agradável, que congrega os nossos associados e, em virtude disso, contribui para o fortalecimento do nosso tradicionalismo”, comentou.

Programação

Zucchi adiantou que em março, no dia 24, o CTG realizará a segunda edição da Mateada Aliança, que ano passado incluiu apresentações das Invernadas Artística mantidas pelo clube. “Foi um evento de grande sucesso, com participação maciça dos associados e da sociedade, assegurando ótima expectativa para a edição deste ano”, disse o patrão.

Além da Mateada, o calendário do CTG Aliança da Serra para o primeiro semestre deste ano reserva, ainda, baile com um famoso grupo artístico do Sul do Brasil, em 26 de abril; participação no Rodeio Artístico de Sapezal nos dias 28 e 29 do mesmo mês; e o Baile da Soja, em junho.

Antiguidade e tradição

Segundo historiadores, os primórdios da bocha remontam à Grécia Antiga, onde praticava-se um esporte com objetos esféricos. Sua popularização, porém, ocorreu durante o Império Romano, disseminando-se por outros povos com a dominação pelo exército.

A modalidade foi trazida para a América pelos imigrantes italianos, inicialmente na Argentina e, depois, para o Brasil, em especial nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, que receberam grandes concentrações de famílias italianas.

Tangará: ​CTG promove torneio de bocha e anuncia programação do semestreTangará: ​CTG promove torneio de bocha e anuncia programação do semestre