12/02/2018 16:21

Quantidade de visualizações: 534

Marlenne Maria com Gilvan Melo

Foto: arquivo Rádio Pioneira

A campanha, já iniciada, segue até o final do mês de fevereiro. Com o tema “Tangará Verde -plante uma árvore, plante esta ideia”, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está distribuindo gratuitamente mudas nativas e ornamentais.

“O intuito é distribuir mudas ornamentais ao longo deste mês de fevereiro para que sejam plantadas em frente às residências. Vamos disponibilizar técnico para orientar. A pessoa pode conversar com a equipe para que receba estas orientações”, disse em entrevista à Rádio Pioneira, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Magno Cezar.

Ele explica que a distribuição de mudas abrange também o meio rural, com o propósito de reflorestar áreas. “Vamos disponibilizar até 500 mudas por propriedade. O proprietário que quiser reflorestar pode retirar 3 mudas de árvores nativas em troca de 1 quilo de alimento. A distribuição acontece todas as quartas-feiras na Feira do Produtor e todos os dias no viveiro municipal no Bairro Jardim Goiás”, disse o Secretário.

Desocupação de APPs

A Secretaria realizou levantamento recente, constatando que há ocupações irregulares e desmatamento em diversas áreas de preservação permanente na área urbana do município. As irregularidades de ocupação deverão ser sanadas com medidas judiciais, segundo o Secretário. “Estamos com várias áreas de preservação na área urbana com desmatamento e ocupações irregulares. A Secretaria de Meio Ambiente está fazendo projeto de reflorestamento e cercamento destas APPs, inclusive com o propósito de evitar as invasões. Quem invadiu será acionado judicialmente e será retirado e em seguida acontecerá o cercamento das áreas e a recuperação”, explica Magno.