11/02/2018 10:10

Quantidade de visualizações: 868

Marlenne Maria com Asis Webio

Fotos: Asis Webio/RádioPioneira

Dona Nilca faz feira na Vila Alta há mais de 12 anos e expressou sua alegria neste sábado, por estar finalmente em espaço coberto e seguro para vender sua produção. “Graças a Deus. Este ano estou completando 13 anos de feira. Sempre tive fé e acreditei que sairíamos da chuva. Estou muito contente e espero que nossos clientes fiquem felizes também. Melhorou para todos. Agora, com chuva ou com sol fica bom. E um ano de 2018 renovado”, disse ela.

O espaço passou a ser utilizado graças à assinatura de um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta assinado recentemente. Ainda falta em torno de 30% da obra para a conclusão. Daí, que mesmo sendo utilizado, ainda não está inaugurado, segundo destacou em entrevista à Rádio Pioneira¸ o Prefeito em Exercício Renato Gouveia.

Ele ressaltou também o nome dado ao espaço, uma homenagem ao Pioneiro José Laurentino. “É uma homenagem muito justa para o pai do Juarez. Nós ainda não estamos inaugurando o espaço. É apenas uma transferência para que os feirantes pudessem sair da área de sol e chuva e também para os consumidores. Conseguimos emendas junto aos Deputados Saturnino Masson no valor de R$ 300 mil reais e Vagner Ramos no valor de R$ 220 mil. Quando estes 520 mil forem liberados, teremos condições para fazer o que falta de estrutura. Saindo o recurso vamos licitar e concluindo vamos inaugurar”.

Gouveia destacou a satisfação de todos com a utilização do espaço. “Importante ver a alegria, tanto dos feirantes, quanto dos consumidores. A praça de alimentação também ficou muito boa. E nossa intenção é ter este espaço como de multiuso para outras atividades”.

O Secretário Municipal de Agricultura, Ander Santos, disse que a data entra para a história de Tangará da Serra. “Este dia ficará marcado como uma data que muda a história da feira da vila alta e das feiras. Tivemos a feira da Vila Alta por mais de 20 anos na rua, com chuva e sol. Estamos ocupando o espaço porque temos termo que permite utilizar. A inauguração só acontecerá quando estiver concluído. Efetivando as emendas dos deputados esperamos que a Secid firme convênio com o município que pode concluir então este espaço”.

Ele ressalta a importância da comercialização direta do produto para a renda do produtor. “É um espaço de comercialização direta, o melhor mecanismo de comercialização para a remuneração do homem do campo. O cliente tem acesso ao produto mais fresco e a remuneração do homem do campo que é quem produz, é mais justa”.

Presente no local, o Deputado Saturnino Masson aludiu à homenagem feita a um pioneiro tangaraense com o nome dado à feira. “Tudo é importante. O nome do Zé Rio Grande que é um pioneiro que leva o nome da feira. E a luta de todos os prefeitos, vereadores, produtores. Está acontecendo ainda sem inauguração e não 100% concluído, mas com segurança. Aqui tem dinheiro de outros governos e do governo atual. È importante esta soma de esforços e hoje concretizando para entrega nos próximos meses concluída para que o produtor tenha melhores condições de comercializar sua produção”.

Joel Laurentino, um dos filhos do homenageado expressou a gratidão da família. José Laurentino, mais conhecido como “Zé Rio Grande”, trouxe muitos produtos para feiras em Tangará, lembrou. “Primeiro quero agradecer aos vereadores que votaram e dizer que a família Laurentino está muito feliz, porque o pai era um nordestino que gostava muito de feira. Infelizmente ele não pode estar aqui, mas ele com certeza ficaria muito feliz de ver isso tudo. Ele foi um dos pioneiros que trouxe muitos produtos para que acontecessem estas feira. Hoje vemos os produtores protegidos contra a chuva e o vento. E olha que coisa linda todos aqui fazendo suas compras”.

​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta​Tangará: feirantes e consumidores comemoram liberação de espaço para Feira na Vila Alta