09/02/2018 06:02

Quantidade de visualizações: 393

Rádio Pioneira com G1/MT

Manifestantes cobram repasses e melhoria no hospital de Barra do Bugres (Foto: Sheila Capistrano/Arquivo Pessoal)

Funcionários do Hospital Municipal de Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá, e moradores do município realizaram nesta quinta-feira (8) um protesto contra a falta de repasses para a unidade hospitalar. O ato foi realizado na MT-246 e o número de manifestantes não foi divulgado.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) afirmou que no dia 4 de janeiro repassou cerca de R$ 700 mil. O repasse é referente ao mês de agosto do ano passado.

Segundo os médicos, os salários não são pagos há cinco meses. “Estamos lidando da forma que podemos: pegamos dinheiro emprestado com parentes, agiota, usamos cartão de crédito. O fato é que não dá mais”, afirmou o médico Divino Henrique Rodrigues.

Aos outros funcionários, o repasse não é feito há três meses.

Moradores carregaram faixas e cartazes (Foto: Sheila Capistrano/Arquivo Pessoal)Moradores carregaram faixas e cartazes (Foto: Sheila Capistrano/Arquivo Pessoal) Moradores carregaram faixas e cartazes (Foto: Sheila Capistrano/Arquivo Pessoal)


Além da falta de salários, o protesto aponta a falta de remédio, material de limpeza e até comida para os pacientes.

“Se não houver esses repasses, o hospital deve fechar as portas. E quem sai prejudicado são os moradores. Esse protesto é a nossa forma de extravasar a nossa indignação”, declarou a moradora Sheila Celestrino.

O hospital atende 11 municípios que somam mais de 200 mil habitantes.

Manifestação foi realizada na MT-246 (Foto: Sheila Capistrano/Arquivo Pessoal)Manifestação foi realizada na MT-246 (Foto: Sheila Capistrano/Arquivo Pessoal)