15/12/2017 07:47

Quantidade de visualizações: 251

Rádio Pioneira com G1/MT

Produção de soja deve 0,2% menor na safra de 2018, segundo o IBGE (Foto: Sedec-MT/Divulgação)

A produção de soja em grão e arroz em casca em Mato Grosso deve ter queda de 0,2% e 21,7%, respectivamente, em 2018 em relação à safra deste ano. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em nível nacional, a previsão é que no próximo ano haja retração nas produções de milho e soja tenham queda.

Apesar do aumento de 1% na área plantada com soja, Mato Grosso deve registrar queda de 0,2% na produção do grão. Para o IBGE, a safra do grão foi afetada em decorrência das incertezas quanto ao clima durante o ciclo da cultura.

Maior produtor de soja do país, Mato Grosso deve produzir 30,4 milhões de toneladas do grão em 2018. Isso significa que o estado deve ser responsável pela colheita de pouco mais de 1/4 da produção nacional.

Produção de arroz em casca deve ter queda de 21,7% (Foto: Sedec-MT/Divulgação)

Produção de arroz em casca deve ter queda de 21,7% (Foto: Sedec-MT/Divulgação)

Já a produção de arroz deve apresentar queda maior. Segundo o IBGE, o estado deve produzir 21,7% a menos que na safra anterior. No total, o país deve produzir 11,5 milhões de toneladas de arroz, 8% a menos que o colhido neste ano.

Safra 2018

O IBGE prevê uma retração de 9,2% na produção de grãos para 2018. Ao todo, a produção de cereis leguminosas e oleaginosas foi estimada em 219,5 milhões no país.

Os dados do IBGE fazem parte do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) que acompanha mensalmente a previsão de produção das safras. O levantamento foi feito em parceira com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).