11/12/2017 13:42

Quantidade de visualizações: 304

Aline Schwaab com Gilvan Melo

Fotos: Gilvan Melo/ Rádio Pioneira

Acontece esta semana, de 11 a 15, a quarta edição do BIOTA - Ciclo de Estudos de Biologia de Tangará da Serra e também o 3º Ciclo Nacional de Estudos de Biologia.

O evento é organizado pelo Núcleo de Educação em Ciências Tabebuia aurea (NECTAR), do departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, campus universitário de Tangará da Serra.

Prof. Hilton Marcelo, membro da organização, falou sobre o evento que iniciou na manhã de hoje com palestras.

“Começamos hoje com o 4º BIOTA, que é o Ciclo de Estudos de Biologia de Tangará da Serra e também o 3º Ciclo Nacional de Estudos de Biologia, estamos aqui com os acadêmicos. Essa semana de 11 a 15 teremos uma diversa programação com mesas redondas, palestras, oficinas e o mais importante espaço para que os alunos possam apresentar os trabalhos científicos que estão sendo desenvolvidos aqui pelo departamento de Ciências Biológicas, departamento de agronomia e áreas afim”, disse.

O Professor destacou a importância de promover esse tipo de evento para a comunidade acadêmica. “Nós entendemos que é necessário na universidade termos esses momentos para compartilharmos informações entre os pesquisadores. É muito rico para os acadêmicos terem essa oportunidade de ter acesso a novos conhecimentos, acesso aos profissionais para fazer contato e trocar experiências. Nós acreditamos na qualidade do nosso curso que já se reverte hoje quando a gente observa que muitos dos nossos participantes são egressos do nosso curso”.

Prof. Hilton comentou ainda sobre o Mestrado PROFBIO, que existe de a partir de uma iniciativa do Departamento de Ciências Biológicas.

“Nós acreditamos que esse momento é decisivo na formação acadêmica do Biólogo, porque nós temos toda uma estrutura aqui na Universidade para fazer pesquisa, temos vários professores com titulação e formação especifica que podem propiciar para os acadêmicos muito conhecimento. Acreditamos que os acadêmicos de Biologia da nossa cidade estão tendo um ótimo curso e também um ótimo momento para troca de experiências, inclusive nós temos aqui na Unemat já um mestrado oriundo do Departamento de Ciências Biológicas que é o ProfBio, voltado para o ensino de Biologia, para professores da rede básica. Mostrando também que nós do Departamento de Ciências Biológicas estamos preocupados também com a extensão desse curso, com a formação de professores de qualidade”.

O 4º BIOTA acontece de 11 a 15 de dezembro com uma programação de palestras e mesas redondas no período da manhã, das 7h30 às 11h30 e de oficinas e minicursos a partir das 13h30 até as 17h30.

“São 92 trabalhos científicos publicados, a grande maioria do nosso campus, mostrando que os acadêmicos têm a capacidade de desenvolver trabalhos científicos e estão divulgando os trabalhos realizados. Nós convidamos a comunidade e os professores de escolas públicas para participarem conosco”, concluiu.

​Tangará: mesas redondas e oficinas fazem parte da programação do IV BIOTA da Unemat​Tangará: mesas redondas e oficinas fazem parte da programação do IV BIOTA da Unemat​Tangará: mesas redondas e oficinas fazem parte da programação do IV BIOTA da Unemat​Tangará: mesas redondas e oficinas fazem parte da programação do IV BIOTA da Unemat​Tangará: mesas redondas e oficinas fazem parte da programação do IV BIOTA da Unemat