09/12/2017 07:33

Quantidade de visualizações: 467

Rádio Pioneira com Secom/MT

Programação gratuita e voltada para todas as idades acontece de sexta-feira (08) a domingo (10)

Os pontos de cultura Afrobrasilidade e Flor do Mato, de Tangará da Serra, realizam, neste final de semana a primeira edição do Festival Cultural que tem como objetivo divulgar as atividades desenvolvidas na região. A programação começa sexta-feira (08.12) e vai até domingo (10) e inclui espetáculos de dança, teatro, jogo de capoeira, cultura popular, atividades recreativas e oficinas que serão desenvolvidas pelo grupo de Capoeira Aruandê, grupo de Dança Os de Fora e Cia Attitude.

A programação, gratuita, é voltada a todas as idades, mas busca atingir especialmente os jovens, alunos da rede escolar e universitária, reforçando o compromisso com a arte pública e com a construção de uma nova cidadania cultural.

O evento é organizado pelos dois pontos de cultura, com a participação de outros núcleos do Aruandê de diversos municípios como Aripuanã, Campo Novo, Claudia, Cuiabá, Guarantã no Norte, Juara, Lucas do Rio Verde, Nova Olímpia, Sinop e Várzea Grande, além dos núcleos de Goiás e São Paulo.

A abertura do Festival Cultural 2017 será na sexta-feira (08), às 18h, na Sede do Instituto Capoeira Aruandê Brasil (Icab), lugar tradicional de encontro e manifestações culturais da cidade. Quem comparecer participará da 17ª edição Jogo de Mandinga, em Tangará da Serra, evento de formação continuada do Icab e vivenciará a colação de grau para os formandos que estarão entrando no magistério da capoeira com a formatura de novos monitores, instrutores e professores do corpo docente do Centro Cultural Aruandê Capoeira.

No sábado (09), das 08h às 12h, acontecerá as oficinas de maculelê, caxixi, carimbó e xaxado. Durante a tarde, a partir das 14h, haverá uma “Papoeira”, bate papo com troca de saberes entre mestres e educandos da capoeira.

Já às 16h o espaço do Centro Cultural vai se transformar no principal ponto de encontro dos participantes das atividades, artistas, cantadores, atores, folcloristas e inúmeros apreciadores da cultura para uma grande festa popular, com apresentações de teatro, quadrilha, maculelê, xaxado, frevo, batizado e troca de cordas, roda de capoeira entre outras atrações.

O domingo (10), a partir das 19h30, será dedicado à cultura popular e promete reunir jovens dançarinos de todas as vertentes musicais no município. Esta intervenção objetiva oferecer à comunidade um espaço para apreciação da arte da dança e divulgação da produção artística desenvolvida na região.

A entrada no espaço do Festival e participação das oficinas será gratuita e os interessados devem comparecer no local das oficinas no horário de início.

Programação

SÁBADO (09/12)

Atividade: Oficina de Carimbó

Horário: 8h às 11h

Local: Centro Cultural

Atividade: Oficina de Caxixi

Horário: 8h às 11h

Local: Sede do Icab

Atividade: Oficina de Maculelê

Horário: 8h às 11h

Local: Escola Antenor Soares

Atividade: Oficina de Xaxado

Horário: 14h às 16h

Local: Centro de Cultural

Atividade: Papoeira

Horário: 14h às 15h30

Local: Centro Cultural

Atividade: O Festival

Horário: 16h às 21h

Local: Centro Cultural

Responsáveis: Pontos de Cultura

DOMINGO (10/12)

Atividade: Festival de Cultura Popular

Horário: 19h30 às 22h

Local: Centro Cultural